Quem sou eu

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Amarelinha de Corredor


Se você corre e tem a chance de variar o terreno onde treina, excelente! Os tipos diferentes de piso nos quebram a rotina e ainda nos permitem trabalhar a adaptação do corpo em diferentes terrenos.
Como diferentes pisos trazem consigo diferentes vantagens e desvantagens, tiramos deles diferentes benefícios (e também riscos) para o corpo. Por isso a variação pode ser tão rica!
Eu alterno meus treinos entre terra batida, asfalto e esteira e, lendo o texto abaixo, mais uma vez concluí que o balanço, a variação são bastante positivos na composição de um programa de treinamento de qualidade.
Sabe aquela antiga brincadeira de criança, a amarelinha,  em que você pisa aqui e acolá, em quadrados diferentes, com números diferentes? Seria bem bom, como Corredores, variarmos de piso assim como as crianças variam de quadrado ao brincar de amarelinha!
          -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
Existem diversos pisos onde podemos correr: esteira, asfalto, grama, terra batida, areia. Cada um deles tem vantagens e desvantagens para sua segurança na corrida. 
Se você está acostumado com o asfalto, por exemplo, correr na grama descansará seus ossos, tendões e articulações, porque o impacto diminui.

Os pisos mais indicados para a corrida são os de grama e de terra batida, uma vez que absorvem mais o impacto do corpo no chão. E o pior piso é o concreto, em função da fragilidade do amortecimento.

Mas nem sempre encontramos uma boa grama (sem tantos buracos) ou as condições climáticas ajudam (e a terra batida durante uma garoa já vira um sabão) e temos que optar pelo o que estiver disponível (normalmente o asfalto) para não quebrar a rotina de treinos. A seguir alguns prós e contras de diferentes pisos.

 
Areia
Vantagens: Impacto menor; indicada para treino de resistência; proporciona melhora na resistência dos tendões e na panturrilha; estimula a propriocepção; gasto calórico maior.
Desvantagens: Instabilidade. Mais difícil do que correr em superfícies mais duras, por isso, mais cansativa. O treino não pode ser muito longo, pois propicia lesões. Não é indicada se você já torceu o tornozelo ou teve tendinite no tendão de Aquiles.

Asfalto
Vantagens: Superfície regular, em geral; aumento da resistência; indicado para treinos de velocidade (tiros) e longões; a maioria das provas é em asfalto; a maioria dos tênis é feito para este tipo de piso.
Desvantagens: Amortecimento leve, e por isso, o impacto é grande. Você tem uma energia muito grande que é acionada diretamente para os ossos, então é como se fosse um lutador de boxe treinando na parede. Não é indicado para quem está se recuperando de uma lesão.  Se recentemente você teve dor na canela ou no joelho, fratura, estiramento muscular ou síndrome da banda iliotibial, o asfalto pode abalar os ossos, as articulações e os músculos.

Concreto
Vantagens: Superfície regular.
Desvantagens: não tem nenhum tipo de amortecimento, todo impacto é retornado direto para o corpo. Indicado apenas para treinos leves. Não é indicado para quem está acima do peso.
O concreto deve ser evitado, pois traz poucos benefícios e pode gerar muitas lesões.

 
Esteira
Vantagens: Ótimo amortecimento; você pode controlar a velocidade e o tempo de treinamento; não tem obstáculos. Indicado para quem está se recuperando de uma lesão ou aumentando a quilometragem. Reduz o estresse nas costas, quadril, joelhos e pés.
Desvantagens: Fazemos menos força do que em uma corrida na rua. Para minimizar a desvantagem da esteira, você pode inclinar a esteira em 1% ou 2%.

 
Grama
Vantagens: local mais apropriado para correr; superfície mais macia; ótimo amortecimento; ótima para quem está em processo de recuperação de alguma lesão. Indicada para treinos intervalados ou fartleks.
Desvantagens: Irregular; esconde buracos e pedras que você pode tropeçar; pode dificultar treinos de velocidade. Não é indicado se você tem propensão a fascite plantar.

Pista de Atletismo
Vantagens: Superfície regular; estabilidade; bom amortecimento; bom para treinos de velocidade. Bom para quem torce o tornozelo com frequência ou acaba de se recuperar de uma fratura.
Desvantagens: Não é indicada para quem teve síndrome da banda iliotibial ou estiramento da panturrilha.

Terra Batida
Vantagens: Bom amortecimento. Bom para quem teve  joelho de corredor, síndrome da banda iliotibial, canelite ou qualquer lesão que seja agravada por impacto. Bom para treinos longos e de intensidade.
Desvantagens: Irregularidade; pode dificultar treinos de velocidade. Evite se você torceu o tornozelo.

Escolheu o tipo de piso? Escolha também um tênis adequado para ele, se o piso tem pouco amortecimento, utilize um tênis que tenha amortecimento e flexibilidade. Se o piso possui irregularidade é necessário que o tênis tenha uma estrutura mais firme no pé para evitar torções. Existem inclusive tênis específicos para alguns terrenos. Outra dica é evitar correr em superfícies inclinadas lateralmente, seja grama, areia, asfalto, pois isto exige mais dos músculos.

O importante é variar e não treinar somente num único tipo de piso, pois quebramos a rotina (às vezes, cansativa) de treinos, e ainda trabalhamos a adaptação do corpo em diferentes terrenos.

Fonte: http://corremulherada.com.br/tipos-de-pisos-para-corrida/

Nenhum comentário: