Quem sou eu

sábado, 31 de dezembro de 2016

E se eu falhar?

Não gosto muito das resoluções de Ano Novo, mesmo porque sou de fazer combinados comigo mesma com bastante frequência. Não preciso de uma passagem de ano pra me prometer coisas, melhorias, transformações.

Mas hoje, no último treino do ano, relembrei que foi em um evento corporativo de final de ano, há 8 ou 9 anos, que me comprometi a correr de forma mais disciplinada e competitiva. Foi ali que me comprometi a fazer duas provas de corrida no ano seguinte para que eu encontrasse uma motivação adicional de treino. E fiz 5 provas naquele ano seguinte. E fiz uma transformação na minha motivação esportiva a partir dali.
Então resolvi me comprometer com alguns objetivos “formais” para 2017 e decidi comunicar alguns deles publicamente, neste espaço.

Estou me comprometendo a publicar ao menos 2 posts por mês neste blog pelo qual tenho tanto carinho! Mas para flexibilizar a regra, me comprometo com um “e/ou” do tipo: mínimo de 2 posts por mês e/ou 24 por ano. Roubadinha no jogo, vale?! J

Me comprometo a ler mais livros. Essa não disciplina na leitura está me incomodando. Por isso copiei essa resolução do meu irmão (não na mesma escala, pois o Dr. Disciplina se comprometeu a ler 50 livros/ano!). Vou de 6 como objetivo.

Me comprometo a ajudar mais pessoas a correr e comer melhor. Em 2016 me pediram ajuda para começar, continuar ou melhorar na corrida. Amo ajudar nessa área. Dos que me pediram ajuda, alguns seguiram, alguns pararam, alguns sequer começaram. Não me frustro, mas ainda me surpreendo por alguns ainda não entenderem que o esporte não cansa, mas revitaliza. Que não toma tempo, mas te traz melhor qualidade de tempo. Que o ótimo é inimigo do bom e que você precisa começar para melhorar. Nesta ordem.

As outras resoluções? As outras são só minhas, confesso.
E se eu falhar em cumprir alguma delas? Se falhar, falhei e faço melhor da próxima vez!

E se a falha acontecer, isso pode me ajudar a trabalhar meu auto perfeccionismo, o que aliás, poderia ser mais uma resolução. Mas essa fica para depois!
Um ótimo 2017 para você que me acompanha aqui.

14 km de beleza natural


6 comentários:

Anônimo disse...

Sou e serei sempre um seguidor deste espaço!!!
Te ajudo na cobrança dos posts!!! RSS
Bjao

Thiago disse...

Confessa que é ótimo ter o pé no chão na hora de estabelecer seus objetivos, Rivis!
Excesso de expectativa só causa problemas.
E confessa também que te passou pela cabeça as pessoas seguirem fazendo suas promessas aqui, então lá vai (rs):
Estou me comprometendo a baixar meus tempos nos 5km em 1 min no primeiro trimestre.
Me comprometo a progredir os treinos voltados para os 10km, alcançando duas parciais próximas aos 5km até o final do semestre (esse é muito difícil). E integrar treinos específicos para a SP Marathon City 2017 e para a São Silvestre ao longo de todo o ano.
Por fim, preciso fechar um texto que comecei a escrever faz um ano (!!!!) e não terminei. kkkkk

Unknown disse...

Excelente post!!! Objetivos devem mesmo ser realistas. Podem ser ambiciosos mas sem uma boa medida de realidade, geram ao final frustração e todo o ciclo da procrastinação recomeça. Boas leituras e boas corridas em 2017!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo disse...

Rivania,
Um excelente 2017!
Se quiser uma dica de livro: Invencível, de Laura Hillenbrand - um livro longo, mas muito bom sobre a historia real de um corredor, atleta olimpico que se tornou um combatente durante a 2a guerra mundial e sobreviveu a incriveis desafios para contar tudo pelo que passou.
bjos

Rivania disse...

Que contribuições bacanas vocês me deram aqui!

Thiago,
achei o máximo voce compartilhar resoluções aqui. Que presente pra mim!
Isso nos gerará uma cobrança mútua positiva, certo? Mas pra bom começo de ano, termine logo meu post!! :)

Dr Moacir Disciplina,
uma honra seu comentario aqui! O livro que me emprestou é o proximo de minha lista, com previsão de início de leitura em fevereiro. E boas corridas pra voce tambem em 2017, meu amado irmão.

Bernardo,
Feliz 2017 para voce tambem! Já anotei sua indicação de livro. Literatura com esporte é uma combinação bastante atrativa!

Beijos para todos voces e obrigada pelo carinho.