Sem maiores pretensões, aqui pretendo dividir com meus amigos e amigos de amigos, o que serviu prá mim na minha imersão no mundo da corrida! Espero que o que deu deu certo prá mim, dê certo para você também!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
Cardio antes ou depois do fortalecimento?
Uma das dúvidas mais populares de quem corre e faz exercícios de fortalecimento muscular é se é melhor fazer o treino de cardio (aeróbico) antes ou depois da musculação.
Tudo depende do seu objetivo. Se o objetivo é a hipertrofia muscular ou condicionamento físico geral, é melhor realizar o aeróbico após a musculação para um melhor aproveitamento das fontes energéticas. Mas se o seu foco é se preparar para as corridas de rua, triatlhon, ciclismo, etc, o melhor é que o treino aeróbico seja feito antes do treino muscular.
Não existe uma opção certa e uma errada. Vamos entender melhor como essa escolha age fisiologicamente em seu corpo.
Para queimar gordura, treine o cardio após a hipertrofia!
Sempre que iniciamos uma atividade física, nosso corpo faz uso de uma reserva energética chamada glicogênio muscular. Essa substância fornece energia para nossos músculos realizarem atividades intensas, e quando ela se esgota, o corpo começa a queimar gordura. A musculação, por ter alta intensidade, é capaz de esgotar o glicogênio muito mais rapidamente que as atividades aeróbicas, facilitando a queima de gordura. Portanto, quando você realiza a hipertrofia antes de treinar o cardio, seu corpo fica muito mais disposto a queimar o estoque de gordura corporal.
Quer crescer? Não perca massa muscular ao treinar o cardio antes!
O glicogênio, por ser o combustível para os músculos funcionarem, também é fundamental para os ganhos de força e massa muscular. Quando você realiza um treino aeróbico primeiro, esgota parte importante desta reserva que seria usada pelos seus músculos. Assim, sua musculatura entrará em fadiga justo no momento da musculação, não atingindo a hipertrofia e ainda possibilitando a ocorrência de lesões. Outra variação entre as duas atividades diz respeito à síntese proteica, essencial para a construção da massa muscular. Durante o treino aeróbico, a síntese abaixa, enquanto que na musculação a síntese aumenta ou não sofre alteração. Desse modo, realizar a atividade aeróbica antes não é benéfico para o ganho muscular.
Quer melhorar a resistência? Treine o Cardio primeiro!
Por outro lado, pessoas que treinam para corridas e provas de resistência devem valorizar o treino aeróbico em primeiro lugar. Como o fundamental nestas competições não é a força muscular, o atleta não precisa poupar glicogênio para a hipertrofia. Através do aeróbico, ele melhora sua elasticidade arterial e consequentemente a distribuição de oxigênio pelo corpo, condicionando-o para uma atividade de longa duração.
A melhor sequência de treino depende portanto do objetivo que você definiu. Na dúvida, converse com um profissional de Educação Física que poderá lhe instruir em como combinar essas duas modalidades tão complementares para que você tire melhor proveito do seu tempo e do seu treino.
Fonte: http://www.ciaathletica.com.br/blog/condicionamento-fisico-2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário