Quem sou eu

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Funcional funciona


Todo movimento que melhora a sua condição para executar uma determinada tarefa é um movimento funcional. O treinamento funcional deve respeitar e ser prescrito, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Se utilizar esses exercícios em seus treinamentos e combinar com suas variações, estará em um treinamento funcional. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação, para algo mais dinâmico.

O treinamento funcional é um método caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo – os movimentos trabalham força muscular, resistência, flexibilidade, agilidade coordenação motora e o equilíbrio.

Força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora são elementos fundamentais para um corredor. Com o treinamento funcional, é possível trabalhar todas essas vertentes utilizando o peso corporal do praticante. Há também exercícios que utilizam equipamentos, como cones, camas elásticas, bolas, escadinha dentre outros, mas sempre de maneira dinâmica.

Objetivo do treinamento funcional para o corredor
O aperfeiçoamento do equilíbrio, força e resistência gera o aprimoramento da postura estática e em movimento, a otimização da utilização dos músculos, refina a execução do movimento de corrida e, consequentemente, eleva o desempenho individual.


Vantagens do treinamento funcional
– Pode ser realizado em diversos lugares, como academias, parques, areia ou em casa;
– Prepara o atleta para a atividade esportiva desejada, proporcionando maior consciência corporal;
– Não apenas fortalece os músculos, mas treina os movimentos, trabalhando vários grupos musculares;
– É um treinamento motivador, por conta da gama variada de exercícios;
– O treino é adaptado para o atleta, não o contrário.


É importante que um educador físico ou um fisioterapeuta crie essa rotina de atividades. Eles serão capazes de montar o treino de acordo com a necessidade de cada um. Para o corredor, por exemplo, o trabalho com os membros inferiores é fundamental, assim como o fortalecimento da região do core – que garante a estabilidade na corrida. Os braços podem – e devem – ser exercitados, mas em menor intensidade.

Treinamento funcional na prevenção de lesões
Muitas vezes, corredores se lesionam por causas biomecânicas. Quando não há equilíbrio muscular, o corpo se adapta à sua própria maneira na hora de correr, podendo forçar músculos que não estão preparados. Assim, os treinos funcionais têm o papel de melhorar a mecânica de corrida, por meio dos treinamentos educativos. 



Funcionais para corredores

Na cama elástica:
– Equilíbrio em uma perna só
Solicita o glúteo médio (para manter o alinhamento da pelve), o quadríceps  (para a manutenção do joelho levemente flexionado), o glúteo máximo (para evitar a rotação medial do fêmur) e tracking lateral da patela (no joelho).


– Corrida sem sair do lugar
Trabalha o tríceps sural e glúteo máximo (para a impulsão e extensão de quadril), quadríceps (para a flexão de quadril e extensão do joelho). É um movimento mais próximo do executado na corrida e ajuda a melhorar a mecânica das passadas.


Na grama:
Com a ajuda de cones – ou outros objetos que possam demarcar distâncias curtas – faz-se o skipping baixo – corrida curta, com os joelhos pouco elevados. Trabalha a velocidade, coordenação e força.


No chão:
Os treinamentos educativos para o corredor fazem parte dos funcionais. Todos eles podem ser utilizados, visando o aprimoramento da técnica de corrida.


Fontes: fisioterapeutas Leonardo Pires e Barbara Alves, do Instituto do Atleta, em São Paulo

3 comentários:

Thiago disse...

PARABÉNS, RIVIS!!!!!
Muita saúde, felicidade, muuuuuitas corridas pela frente e manda ver nos posts, mulé!
Beijos :-)

Thiago disse...

Funcional, pliométricos, educativos, alongamentos.
Todos são ESSENCIAIS para corrida de performance. Já para uma corrida recreativa nem tanto... é mais interessante exercitar a propriocepção e usar o bom senso.
Mas nos dois casos, vale a regra básica: corrida, descanso, alimentação.

Rivania disse...

Ehhhh!!! Obrigada pelos parabéns!!
Tudo tudo importante para a corrida de performance. Que todos os corredores despertem para isso, mais ou menos cedo.
Beijos!
Rivis