Independe se a sua opção é a musculação, o Pilates ou algum outro método. Mas depende disso a qualidade de vida nessa idade, na terceira idade ou em qualquer idade. Em sendo um corredor então, mais crucial ainda.
O texto abaixo traz vários motivos para você começar ou continuar levando o fortalecimento muscular a sério. Mas especialmente um deles me agrada muito: além de todos os óbvios benefícios no que se refere a prevenção de lesões, o ganho de massa muscular melhora também sua performance na corrida à medida que aumenta a capacidade do seu músculo em armazenar energia melhorando a captação de oxigênio e mecânica do movimento.
Se a sua corrida não sai da mesmice e você
não consegue evoluir, um provável motivo pode ser a falta de treinamento de
força muscular na sua rotina. A musculação é uma ferramenta importantíssima
para o corredor e ajuda a minimizar problemas decorrentes da prática da
atividade física.
A musculação ajuda a fortalecer a massa muscular
gerando maior qualidade de contração e proteção para o corpo. Com os exercícios
de fortalecimento é possível aumentar a força de grupos musculares que servem
como “acessórios” na corrida. Estes músculos vão equilibrar ou driblar algumas
dificuldades ou mudanças de terrenos exigidas na corrida, como subidas,
descidas ou condições climáticas. Assim, você terá maiores condições de lidar
com os imprevistos, devido à resistência adquirida com a musculação. Além disso, quando aumentamos a massa muscular (também conhecida como massa magra) melhoramos a capacidade do músculo em armazenar energia e, consequentemente, há melhora na captação de oxigênio que, por sua vez, gera mecânica do movimento e melhor performance na corrida.
Sem exageros
O ideal é fazer a musculação de duas a três vezes por semana em sessões de aproximadamente 45 minutos. Recomenda-se as séries de resistência, onde as repetições sejam priorizadas para não sobrecarregar o atleta com cargas, gerando maior trabalho da resistência anaeróbica do músculo. O resultado final será uma musculatura tonificada, resistente e forte.
Mas fique atento e não pegue muito pesado, pois isso deixará você mais vulnerável a lesões. A força protege seu corpo, mas o exagero é prejudicial.
Para todo o corpo
Não é só porque você corre e utiliza muito as pernas, que basta fazer fortalecimento muscular apenas dos membros inferiores.
Tão importante quanto as pernas, treinar os membros superiores garantirá uma melhor estabilidade articular, protegendo todos os músculos que sofrem com o impacto da corrida, além de ajudar a postura do seu corpo e aumentar sua resistência muscular.
Um abdome fortalecido melhora a postura e equilíbrio do corredor. A musculatura peitoral e as costas também estão envolvidas na performance do corredor e atuam diretamente na técnica do movimento, economizando energia.
Fonte: www.suacorrida.com.br/fortalacimentomuscular
Nenhum comentário:
Postar um comentário