Quem sou eu

sábado, 30 de setembro de 2017

Não catabolize

Frequentemente amigos me abordam para contar de seus treinos, de seu esforço pessoal para evoluir no esporte. E ainda me supreende a quantidade de pessoas que descuida ou não cuida da alimentação pré e pós treino, principalmente os que querem emagrecer e que ainda acreditam que "para emagrecer é preciso não comer".
 
Por isso, vou publicar mais um texto que fala sobre catabolismo muscular, suas causas, suas consequências, suas armadilhas.
 
Evoluir sem treinar é lenda. Mas sem comer, sem dormir, sem se equilibrar, vai te fazer sustentar a evolução por menos tempo que o tiro do seu intervalado!
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Catabolismo
 
Fase do metabolismo em que ocorre a degradação pelo organismo das macromoléculas
 nutritivas, com liberação de energia


Quem já não tentou compensar um período sem treino ou um período de muito estresse treinando pesado e sem intervalos? Some a isso uma rotina intensa, com alimentação inadequada e noites mal dormidas… Saiba que ao invés de beneficiar seu corpo, essa combinação pode ter efeito contrário e gerar um processo de desgaste das células e de perda de massa muscular, chamado catabolismo muscular.

Quando o corpo entra no processo de catabolismo muscular, ele usa as fibras musculares para obter energia – por isso, você perde massa magra e não gordura. Se você está emagrecendo, mas seu porcentual de gordura não diminui, fique atento porque essa pode ser a causa.

Um dos principais motivos para o catabolismo muscular é alimentação desbalanceada. Quando não repomos os nutrientes que o corpo perdeu durante o treino, o organismo acaba utilizando suas próprias reservas e tecidos na tentativa de repor o que foi gasto.

Aqui valem aquelas dicas que são velhas conhecidas: não fique muito tempo sem comer, evitando treinar em jejum. Carboidratos, em especial os de baixo índice glicêmico, ajudam a sustentar o corpo durante os exercícios físicos e garantem mais energia. Inclua também proteínas, verduras e frutas no cardápio, com destaque para as ricas em vitamina C. Evite bebidas alcoólicas. E, claro, beba muita água.

Dependendo da duração das sessões (se excederem uma hora, por exemplo) e da intensidade, talvez você também tenha que ingerir algum alimento ou suplemento durante os exercícios. Sim, na academia! Da mesma forma que usamos um gel de carboidrato naquele longão de fim de semana.

Estresse e falta de sono são outros fatores que podem desencadear o catabolismo muscular. O descanso também é parte dos treinos. Descanso com qualidade, sem culpa, para recarregar mesmo as energias e voltar melhor para o próximo treino.

Alimentos de baixo índice glicêmico:






Fonte: http://corremulherada.com.br/catabolismo-muscular-voce-sabe-o-que-e/

Nenhum comentário: