Quem sou eu

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lenda real

Dizem que um boato vira verdade, se repetido incansavelmente. Ou até que uma lenda ou um mito se torna verdade desde que exaustivamente proferido. Pode ser que sim em alguns casos. Em se tratando de alimentação, acontece muito isso: primeiro chocolate é vilão. Ninguém abusa mais! Depois dizem que uns tabletinhos por dia são uma espécie de "levanta defunto"! Aí muitos vão lá e definitivamente o incorporam na rotina alimentar.

Aí chega a hora do café. Vilão da vez! Cafeína faz mal... Mas aí "redescobrem" que é sensacional e divulgam! Mercado cafeeiro agradece.

Há alguns anos entramos na onda dos Alimentos Integrais, ditos verdadeiros tesouros alimentares. E aí começa o movimento: migração já! Eu mesma caí nesta história há anos quando, gradativamente, comecei a incluir alimentos integrais na minha alimentação. Felizmente caí nesta história... isso não é lenda! Integrais parecem mesmo fazer bem. Como assumidamente viciada em carboidratos eu sou (tem gente que o problema é doce... cada um com seu problema!), achei nos carboidratos integrais, por exemplo, uma opção saborosa e mais saudável que os similares refinados.

Bons para quem faz esporte. Bons para regular o funcionamento do organismo. Bons do ponto de vista nutricional. Bons para quem gosta de comida gostosa!

No texto a seguir, mais informações sobre os benefícios dos alimentos integrais. Se ainda não experimentou, experimente... antes que descubram que é lenda!



Quando se fala em dieta saudável, não há como excluir dela os alimentos integrais. E hoje a oferta destes produtos é enorme. Pães, arroz, massas, biscoitos, torradas e cereais matinais de variados tipos e marcas na forma integral dividem espaço com os alimentos refinados.

Mas porque os alimentos integrais são tão mais saudáveis? Segundo a nutricionista funcional Roseli Rossi, enquanto a comida refinada, como, por exemplo, a farinha branca, é submetida a um procedimento de eliminação parcial ou total das fibras gerando perdas nutricionais, os alimentos integrais preservam esses nutrientes além de conservarem as vitaminas e minerais presentes na casca. O próprio nome já diz. Eles são alimentos íntegros que conservam sua composição natural.

Assim, por preservarem os nutrientes originais, as vantagens dos alimentos integrais para saúde são incontestáveis: “Eles reduzem o colesterol; fornecem energia por tempo prolongado o que representa menor risco de serem armazenados na forma de gorduras; exercem funções reguladoras e restauradoras do metabolismo; ajudam no desempenho do sistema nervoso e no fortalecimento das articulações”.

Além disso, por conterem selênio e vitamina E, os cereais integrais são uma excelente opção no combate aos radicais livres retardando o envelhecimento. E por serem ricos em triptofano, aminoácido responsável pela síntese de serotonina, auxiliam no controle da ansiedade e do apetite e na melhora do humor.

Visto todos esses benefícios, não há como negar que o melhor a fazer é procurar substituir o máximo possível os alimentos refinados pelos integrais. E para quem não tem costume, a dica é fazer a troca gradualmente. O recomendável é, em média, de 3 a 5 porções de cereais integrais ao dia para adultos saudáveis. 

Os principais alimentos integrais são: cereais, barra de cereal, arroz e pão integral, granola, farinha de centeio, aveia, farelo de trigo, macarrão integral, biscoito integral.

Veja, agora, de acordo com a nutricionista Roseli, mais detalhes sobre a importância de se consumir arroz, pães e cereais integrais nas refeições diárias:

Pães
Os pães integrais são mais saudáveis por possuírem maior quantidade de nutrientes, como vitaminas e minerais. E dependendo dos cereais com que são feitos, como sementes de linhaça, girassol e gergelim, podem ser ainda mais nutritivos. Hoje, o mercado oferece uma vasta linha de pães integrais. Por isso, é importante que o consumidor verifique o rótulo e opte por um pão mais saudável. Veja quais são os ingredientes que compõem o pão (farinha integral, sementes, frutas desidratadas) e depois leia no rótulo o teor de fibras e quantidade de proteínas (quanto mais melhor) e a quantidade de sódio (quanto menos melhor).

Bolachas e cereais matinais
As bolachas e cereais matinais, como a aveia, da mesma forma que os pães têm maior valor nutricional se consumidos na forma integral. “Quando comemos somente bolachas e cereais matinais tradicionais, estamos ingerindo muitas calorias de carboidratos simples, gorduras saturadas e trans. Estas substâncias representam perigo à saúde, uma vez que são mais inflamatórias, aumentam mais o colesterol LDL, eleva rapidamente a glicemia e o risco de desenvolver obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes”, alerta Roseli.

Arroz
O arroz integral consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontram a maior parte dos nutrientes. A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrintestinal e aumentam o período de saciedade. Além disso, o arroz integral contém vitamina B1, que é praticamente ausente nos alimentos refinados; reduz o risco de disfunções intestinais; auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso; e possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 do arroz refinado – branco convencional – que é apenas fonte de carboidrato e, portanto de energia, contendo quase que exclusivamente amido na sua composição.

Fonte: site www.abiliodiniz.com.br

Nenhum comentário: