Quem sou eu

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comer para emagrecer


Correr é uma atividade de alto gasto de energia e uma boa opção para quem quer perder gordura. Mas, é preciso atenção à alimentação, pois ela é a base para emagrecer com saúde. Uma dieta com menos calorias ingeridas do que gastas é o ideal para perder peso. Porém, as dietas muito restritivas ou com pouco carboidrato podem promover perda de massa muscular, comprometer o rendimento, possibilitar surgimento de lesões e o aumento na produção de radicais livres. 

Um erro comum é utilizar regimes genéricos e imediatistas para secar muito rápido. O jejum prolongado e a abstinência de carboidratos podem causar efeito contrário. O sistema nervoso recebe o alerta de falta de energia e o organismo começa a trabalhar de forma econômica, guardando todas as reservas – no caso, as gorduras – para que sejam utilizadas quando necessário. O metabolismo fica lento, gordura é retida e massa magra consumida. 

Uma dieta saudável, com alimentação antes, durante e depois da atividade física é um dos fatores responsáveis pelo emagrecimento, melhora da performance e recuperação muscular. É preciso estar atento ao que comer e dar preferência a fontes de carboidrato com baixo índice glicêmico, além de ingerir alimentos de 30 a 60 minutos antes do exercício. Assim o organismo terá uma fonte de energia para suprir a demanda aumentada durante o treino. 

Ao longo do dia, a alimentação deve ser feita com regularidade, a cada 3 horas, com refeições principais, lanches nos intervalos e muita hidratação. Treinar com fome é sinal de falta de nutrientes, o que muitas vezes não se trata de falta de comida. É sinal de que se está sem energia ou com energia inadequada. Aí os músculos serão utilizados, ao invés da gordura, prejudicando o emagrecimento. Além disso, treinar sem se alimentar adequadamente pode causar dor de cabeça, enjoo, tontura e até desmaios.

Uma dieta com alimentos energéticos na medida certa gera perda de gordura sem que a performance seja afetada e ainda auxilia na recuperação adequada após o treinamento. 


Fonte: www.webrun.com.br

Nenhum comentário: