Quem sou eu

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Treinos e Alimentação no Inverno


Todo inverno é sempre igual. As temperaturas mais baixas nos fazem diminuir o nível de atividade física e também despertam nosso desejo por alimentos mais calóricos. Consequentemente, tendemos a ganhar gordura corporal.
Será que os exercícios físicos podem ajudar a evitar esse quadro?
Duas respostas contraditórias são comuns a essa pergunta. Para alguns, a atividade física diminui o apetite; para outros, porém, aumenta. Qual, afinal, é a relação entre exercício e a fome?
Um estudo recente, publicado por dois pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, revela dados interessantes:
a)    O apetite é regulado por um processo hormonal e bioquímico. Há boas evidências de que indivíduos com sobrepeso e obesos possuem distúrbios quanto à concentração ou processamento de algumas das substâncias que controlam a fome;
b)     O exercício pode ajudar a inibir o apetite, desde que sejam empregadas intensidades de moderadas a altas. As intensidades tidas como extenuantes parecem exercer um potente efeito de inibição sobre a fome;
c)    E por último e mais importante: a ingestão de alimentos muito industrializados tem sido apontada como grande vilã para o aumento do apetite. É preciso muito cuidado com o que se come. Mais uma razão para recorrer à orientação de nutricionistas.
Em resumo, se você quer evitar a engorda de inverno, faça exercícios em altas intensidades. Isso significa que a duração deverá ser mais curta, porém com maior esforço. E procure orientação de nutricionistas sobre a forma de se alimentar, preferindo alimentos saudáveis. 
Parece fácil? Não se iluda. Resistir à preguiça e às tentações calóricas do inverno não é fácil. 

Fonte: www.veja.abril.com.br - por Renato Dutra

Nenhum comentário: