Quem sou eu

sábado, 24 de dezembro de 2011

Corrida na Praia

O terreno arenoso de uma praia oferece muitos pontos positivos para o seu treino, pois fortalece os músculos, trabalha o corpo por inteiro, melhora a estabilidade, beneficia o exercício de conscientização corporal – propriocepção – e traz uma sensação de bem-estar incrível. 
Porém, o praticante deve estar atento para alguns cuidados que devem ser tomados e saber se o seu corpo está preparado para este tipo de esforço, pois o terreno exigirá um empenho maior de seu corpo. Listamos abaixo os benefícios e cuidados que você deve ter ao se exercitar neste tipo de solo.





Benefícios Psicológicos e Físicos
1. Relaxa a mente do stress de ambientes fechados e respira-se um ar de melhor qualidade.
2. O contato com a natureza estimula a sensação de bem-estar produzindo hormônios bons.
3. O barulho do mar tranquiliza a mente, diferente do barulho das esteiras em academias ou ainda, do barulho dos carros ao lado da orla.

4. Se o treino for realizado antes das 10h ou após as 16h, você poderá usufruir dos benefícios dos raios solares bons, ajudando na fixação de cálcio nos ossos por causa da maior produção de vitamina D, além de energizar a pessoa causando sensação de felicidade.


5. Correr em solo arenoso fortalece os músculos das seguintes regiões: glúteos, coxas, panturrilhas, abdômen e coluna lombar. Fortalece também os ligamentos, tendões e articulações, principalmente dos tornozelos, joelhos e quadril.
6. Desenvolve equilíbrio, estabilidade e beneficia o trabalho de propriocepção (conscientização corporal: capacidade do indivíduo perceber e comandar seu corpo em determinado espaço).
7. Por causa do maior esforço (terreno fofo) requer maior energia, consequentemente, maior gasto calórico.
8. Correr na areia mais dura, perto da água, gera menos impacto do que no asfalto, diminuindo o stress nas articulações e tíbia (“osso da canela”).
9. Há um aumento do estímulo proprioceptivo, o que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pés.
10. No final do treino pode-se correr devagar na água, pela altura da canela, para relaxar a musculatura.
11. O banho de mar pós-treino revigora. Esse efeito energizante deve-se às propriedades benéficas da água salina. A água marinha contém mais de oitenta elementos químicos, entre os quais o cálcio, o zinco, o silício e o magnésio, que são usados para o tratamento de doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Elementos como o potássio, ferro, iodo e cloreto de sódio eliminam toxinas e melhoram o nosso sistema de defesa imunológico. Já o sal marinho possui propriedades cicatrizantes e antissépticas. Além disso, as ondas do mar atuam como verdadeiras sessões de massagem, pois estimulam a circulação sanguínea causando um aumento de oxigenação das células, aliviando ainda tensões musculares.
Cuidados nesse tipo de treino
1. Quando for começar, diminua o ritmo que você está acostumado a correr em solo plano. O terreno arenoso é mais pesado e difícil.
2. É possível que a praia seja inclinada, portanto, divida o tempo de treino igualmente e corra para uma direção e depois a outra para que o esforço seja equilibrado nos dois lados do corpo.
3. Cuidado com os obstáculos que se formam com a areia: ondulações, buracos, poças de água… Assim você evita torcer o tornozelo e o joelho.
4. O aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino são fundamentais porque na areia a exigência é bem maior aumentando esses cuidados.


5. Correr ou não com tênis? O ideal é com tênis, mesmo na areia fofa. Não existe contra-indicação, porém na areia batida, mais próxima à água, o ideal é o uso de um tênis com amortecedor. A terra batida amortece menos, o que aumenta a chance de problemas como a tendinite, principalmente na planta dos pés. Além disso, há um aumento de sobrecarga na região do joelho e nas articulações. Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, a chance de processos inflamatórios diminui. Porém aumenta o risco de entorses já que o terreno tem menos estabilidade.
6. Para quem está correndo descalço, cuidado com o lixo na praia (caco de vidro, latinha de alumínio ou quaisquer objetos cortantes que são deixados pelos banhistas).
7. Use roupas leves e claras, nada muito apertado. Após o treino dê um mergulho no mar!
8. Proteja também os olhos, use um bom óculos escuros pois o sol refletido na areia “machuca” o globo ocular.
9. Como a sudorese normalmente aumenta por causa da maior intensidade do esforço, procure hidratar-se mais vezes durante o treino. Não espere sentir sede para beber líquidos e não corra em jejum, pois a aceleração metabólica é também mais intensa. 
Se você seguir essas dicas, irá desfrutar de um excelente exercício físico. Mas cuidado com duração e intensidade desses treinos, pois devem ser coerentes com o seu atual nível de condicionamento!


Fonte: Site melhoramiga.com.br

Nenhum comentário: