Quem sou eu

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ganhe Impulsão


Posicionar membros superiores de forma errada pode estressar articulações ligamentos e tendões

Assim como o fortalecimento de tronco é fundamental, é importante alongar pescoço, ombros e braços para obter melhorias na coluna. Alguns músculos podem ficar tensos e o alongamento ajuda no relaxamento e no ganho de flexibilidade. Deve-se alongar após a corrida, para ajudar no relaxamento muscular, mas, caso o atleta se sinta bem alongando antes de correr, o ideal é realizar os exercícios de modo leve, sem estirar demais as estruturas.

Os membros superiores ajudam no equilíbrio do corpo e na mecânica do movimento completo da corrida. Por isso, o balançar correto dos braços bem coordenado às pernas resulta em melhora do desempenho. Os treinos educativos orientam a maneira certa de flexionar as pernas, mover os braços e como agregar as duas qualidades ao mesmo tempo. O movimento dos braços promove uma alavanca para a corrida, impulsionando o atleta para a frente. Alongar a porção superior do corpo proporciona o benefício dos músculos não ficarem estressados e contraídos em demasia, o que resulta em uma melhor respiração durante a corrida. O trabalho dessa região é importante para uma boa postura esportiva e também diminui consideravelmente a possibilidade de dores lombares.



















Fonte: Site Revista The Finisher - dezembro 2011

5 comentários:

Ruy Barbosa Jr disse...

Desculpa q o baixo astral está do tamanho do mundo, por isso a amargura do comentario...
Mas na verdade por mais q vc esteja preparado e q tome todos os cuidados com tudo, tudo, tudo...sempre vai rolar a lezãozinha para t chatear...q envolve aquilo sobre q nao temos total gestão, como articulacoes, tendoes, pés...como neste momento acontece comigo. Estava me sentindo muito bem e forte, neste segundo semestre pós marata POA foram PR atras de PR (10k, 10milhas, meia...) e, eis q absutamente do nada, aparece uma dor no calcanhar q não explicação e não é só incomodo pois esta limitando....como costumo dizer: não é dor boa...é doe da ruim!!!
Hoje no almoço encontrei com o médico q me acompanha...fiquei sem coragem de comentar na esperança de q amanhã ela se vá do mesmo jeito q veio...
: \
: /
: |
: (

Ruy Barbosa Jr disse...

Desculpa rivania... Eu não tinha o direito do desabafo aqui. sorry!

FELIZ CORRENDO disse...

Desejo a você e toda sua família, Feliz Natal e que em 2012 sejam superadas todas as metas, batidos todos os recordes para que assim tenhamos um ano cheio de paz, amor, saúde e felicidades. Obrigada pelas palavras de carinho e incentivo durante 2011, e em 2012 continuemos “firme e forte” nessa corrida maravilhosa que é a vida.

Rivania disse...

Oi Ruy!
Claro e óbvio que vc tem todo o direito de desabafar aqui no blog!
Aliás, estes desabafos podem ajudar outras pessoas, gerar reflexão, etc. Veja que benção isso.

Da minha experiência nesse assunto, a lesão pode vir sim de uma hora para a outra... depende da combinação dos fatores de risco a que vc se expõe. Se há uma conjuntura "x" de fatores, a lesão pode vir.

Eu estou na torcida pra que vc se recupere logo. Acho que mais descanso e menos provas te farão bem. O descanso faz falta. A prova consome muito de nós na etapa de preparação.

Me conta mais depois e obrigada pelo rico e sincero depoimento!!!

Rivis

Rivania disse...

Corredora Feliz,
lindas e doces palavras!

Obrigada a VOCÊ por me acompanhar aqui! Obrigada pelo carinho, por deixar uma msg assim! Pessoas como vc me fazem me incentivam absurdamente a seguir com o blog!

Pra vc tb desejo um 2012 muito bacana. Que continuemos felizes e saudáveis!
Beijão!

Rivis