Quem sou eu

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dor de lado


Uma das principais inimigas dos Corredores, a dor aguda que aparece embaixo da costela, conhecida como dor desviada, dor do lado, dor de atleta, dor do baço entre outros nomes, costuma deixar muitos Corredores com cara feia por causa do incômodo que causa.

E por que essa dor aparece? Pergunta frequente entre os atletas, ela pode aparecer por três motivos distintos: esforço físico exagerado, respiração errônea na hora de dar as passadas e má postura.

Especialistas acreditam que essa dor ocorre quando o diafragma - vital para a respiração - trabalha demais durante uma corrida vigorosa e começa a ter espasmos.



# Insuficiência Circulatória Aguda - esforço exagerado
Quando o esforço físico é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso ao coração, gera, assim, um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e causa dores ou desconfortos na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no baço (no lado esquerdo).
Exercícios muito intensos geram desvio do fluxo de sangue do sistema digestivo para o músculo.

# Cãibras no Diafragma por Deficiência Respiratória
A respiração inadequada ou alta concentração de lactato sanguíneo devido à falta de condicionamento físico.

# Má Postura

Pessoas que regularmente apresentam má postura têm mais tendência a sofrer dessas dores laterais; quanto pior sua postura, mais severas as dores durante o exercício. Uma explicação para isso é que correr com má postura pode afetar nervos que vão da parte superior das costas até o abdômen.
Outra hipótese é que andar curvado aumenta a fricção sobre o peritônio, uma membrana que circunda a cavidade abdominal. Isso também pode explicar por que a respiração controlada parece ajudar a aliviar as dores: respirar fundo enche os pulmões e melhora a postura.

Enfim, a dor pode aparecer por causa do desconhecimento do atleta do seu próprio corpo, já que ele não sabe o quanto de esforço pode aguentar e por isso força-o demais. Pode também acontecer por respiração incorreta e por erros posturais.


A prevenção pode ser tanto um trabalho pré-corrida, com aquecimento específico, quanto aprender a respirar corretamente, sabendo, assim, a quantidade de oxigênio que o seu corpo precisa para uma melhor funcionalidade.

O Corredor iniciante deve começar a correr em um ritmo bem abaixo da sua velocidade média, fazendo o corpo se acostumar com a frequência de suas respirações. Um aquecimento mais lento vai acertar o trabalho muscular e ajeitará a respiração do Corredor.

Uma maneira eficaz de diminuir e até acabar com as dores é intensificar a respiração, insistindo em numerosas, fortes e prolongadas expirações, o que faz o Corredor se conhecer melhor em atividade, proporcionando o conhecimento da respiração ideal.

Uma das melhores maneiras de se conhecer é procurar saber qual é o seu tempo de respiração. O Corredor deve saber que não pode ter uma respiração nem tão acelerada, nem tão lenta. O aconselhável é a respiração apelidada de 2x2, ou seja, que a cada duas passadas, o corredor deve inspirar e respirar corretamente. Entretanto, Corredores não devem se preocupar tanto com isso, já que a respiração deve acontecer sozinha, de forma natural e involuntária.

Fonte: www.o2porminuto.com.br e www.noticias.uol.br/ciencia/ultimas-noticias

7 comentários:

Thiago disse...

Legal, Rivis!
Eu dificilmente tenho sinto esse tipo de incômodo, acho que porque tenho uma boa propriocepção.
Outra coisa que acho que ajuda muito nessa parte (e costumo fazer de vez em quando) é um exercício de ginastica hipopressiva que encontrei na internet alguns anos atrás. Lógico, não sou nenhum especialista.. mas acho legal poder comentar aki :-)

Um abraço e bons treinos.

Rivania disse...

Oi Thiago!
Propriocepção é demais, isso mudou pra melhor minha corrida. To com vc!

Mas me conte mais dessa ginástica hipopressiva! Quero saber, fale mais nesse espaço do que se trata, por favor.
Recebo todos os comentários por email, então pode escrever aqui que vou ler!

Obrigada pelo comentário! Abraço!

Thiago disse...

É como eu disse.. eu nunca tive um acompanhamento de especialista a respeito do assunto, só sigo alguns exercícios "faça você mesmo" divulgados em sites de confiança.
Na prática, é um tipo de trabalho interno na região abdominal, que serve pra reforçar o core. Me faz lembrar aquele famoso mote do exército "barriga pra dentro, peito pra fora", sabe?
Eu acho um bom complemento pra corrida, porque não exige que você esteja descansado(a) nem nada, podendo ser feito de uma forma mais macia, bom para fazer no período regenerativo.. mas exige um pouco de paciência e precisa ser executada com bastante concentração. Eu acho que a hipopressiva está para o exercício abdominal assim como a caminhada está para a corrida.
Poxa, legal saber que eu você apreciou o assunto. Seu blog é muito bom, obrigado por poder participar :-)

Thiago disse...

Todos os exercícios que eu encontrei na internet são parecidos, variando geralmente a postura do corpo durante a execução: uns são em pé, outros deixado apoiando os pés na parede ou inclinando o corpo..
Mas basicamente todos seguem a sequência de esvaziar o ar dos pulmões, segurar a apnéia por alguns segundos e nesse meio tempo, tentar aproximar a barriga na direção da coluna o máximo possível. Em seguida, direcionar o assoalho pélvico para cima e por último, expandir as costelas para fora. Tudo isso em um prazo bem curto de tempo, depois é só relaxar o corpo e retomar o fôlego.
Não me preocupo com número de repetições nem nada, mas acho que recomendam umas 4 ou 5 sequências.

Rivania disse...

Thiago,
gostei do "barriga pra dentro e peito pra fora"! Fica bonita a postura!
E vc me deu um insight pra um proximo post. Aliás já até comecei a procurar literatura sobre isso na Internet, vai sair o post esse mês ainda.

Todo Corredor precisa saber da importância do fortalecimento do core. Isso é chave na melhoria da performance. Muda a corrida da gente.

Muito obrigada de verdade pelos comentários. Vai sair um post sobre exercícios hipopressivos em sua homenagem!

E obrigada por ser meu leitor assíduo! Um beijo!

Unknown disse...

Rivis ! primeiramente saudades ...

E parabéns pelo Blog, está incrivel e muito muito útil!
Nas ultimas semanas tenho me dedicado a caminhada e inspirada em voce, agora intercalo pequenos trechos de corrida, infelizmente não é só a dor de lado que incomoda rsrsr TUDO dói! Mas estou firme e forte no meu proposito: me tornar uma corredora. Fato que não participarei de Maratonas (voce conhece meus tres motivos), mas caminhar/correr tem me proporcionado imenso prazer e bem estar, portanto já faz parte da minha rotina diaria.
Um grande Beijo.

Rivania disse...

Méia!!!
Que saudade! E que ALEGRIA!
Saber que vc está correndo foi uma grande notícia.
E quem disse que precisa fazer maratona! Nada disso, vc já tem sua maratona em casa!
Conte comigo para qualquer dúvida ou conselho, adoro fazer isso.
E siga treinando, mulher. Estou orgulhosa de vc!
Beijão.