Quem sou eu

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como um reloginho


Eu pratico isso há anos... meu corpo precisa e pede. Eu preciso. Eu como a cada 3 horas. Seja onde for, diante de quem for, em qualquer situação! Completaram-se as 3 horas de jejum, hora de comer. Se para você isso ainda não é uma rotina, hora de começar. Os benefícios são nítidos e rápidos.
A seguir, um texto que deixa claro os benefícios deste hábito do ponto de vista fisiológico e metabólico. 


Dá para perder peso sem mexer no cardápio – é possível até manter o doce. Basta colocar em prática uma regrinha: comer a cada três horas. OK, não é novidade. Mas você tentou? Ou melhor: se comprometeu de verdade a evitar jejuns prolongados?


Ficar períodos longos sem comer faz o corpo entrar em estado de alerta, imaginando que você está perdido no deserto sem comida. Daí, para se prevenir, passa a estocar gordura ao invés de queimar. E, ainda, põe em ação mecanismos que comprometem a saúde.

Antes de achar que a regra das três horas não ajuda a perder peso, saiba que ela transformou o livro A Dieta das 3 Horas, do americano Jorge Cruise, em um sucesso nos Estados Unidos. Esse programa de emagrecimento elencou uma série de providências, como fazer um contrato de sucesso para ajudar você a fracionar as refeições. Agora entenda por que 3 é o número mágico contra as gorduras.

Metabolismo a mil: toda vez que você come, gasta calorias na tarefa de digerir os alimentos. Esse gasto é maior imediatamente após a refeição, quando o corpo inicia o processo de digestão. Por isso, comer a cada três horas obriga o corpo a reiniciar a digestão de cinco a seis vezes por dia, queimando mais calorias e fazendo você perder peso.

Menos gordura, mais músculos: três horas depois de uma refeição, o organismo encerra o processo de digestão – os excessos são estocados na forma de gordura e o corpo passa a buscar combustível nos músculos. Se você comer antes desse sistema ser acionado, a gordura vai embora e os músculos ficam. E, como os músculos são queimadores de energia, ajudam a manter o metabolismo acelerado e o corpo em forma.
 

Barriga chapada: quando você está com fome, o que pode ser entendido como uma espécie de stress, seu corpo produz uma quantidade maior de cortisol. Quantidades elevadas desse hormônio estão associadas aos estoques de gordura abdominal.

Fome econômica: fazer refeições a cada três horas emagrece sem sacrifício, pois você come antes de ficar faminto. E existem duas vantagens nisso: quando nos satisfazemos com porções menores, economizamos calorias e mantemos em equilibrados os níveis de insulina. Se você consome um prato gigante, produz muita insulina (hormônio cuja tarefa é carregar a glicose para dentro das células). E, em excesso, esse hormônio engorda e dá mais fome. Em outras palavras, comer muito de uma só vez, pode, ao invés de lhe saciar, lhe dar ainda mais fome e/ou compulsão por comer mais!

Muita gente só se lembra de comer quando a fome está quase incontrolável – e aí lá vem peso extra. Você faz o mesmo? Então, coloque em prática o plano de adesão à dieta das 3 horas.

Seu plano de adesão à dieta das 3 horas
As técnicas reunidas no programa criado por Cruise são bastante simples: mantêm você motivado para fazer seis pequenas refeições por dia

1. Faça um pacto com você
Preencha o contrato de sucesso e pendure-o num lugar visível. Esse “documento” vai servir de lembrete sobre sua decisão de emagrecer, ajudando-o a se manter firme no programa.

2. Agende as refeições
Anote o horário de cada uma delas, todos os dias. Se você tomou o café da manhã às 7 horas, agende o lanche às 10, o almoço às 13, outro lanche às 16, o jantar às 19 e um último lanche às 22. Tudo bem se você se atrasar 10 ou 15 minutos. Mas procure ser o mais pontual possível para garantir resultados. E tente respeitar sempre os mesmos horários – organização emagrece e seu corpo gosta de rotina. E jamais se esqueça de ingerir ao menos oito copos de água por dia, de preferência entre as refeições.

3. Coloque seu celular para tocar
Programe seu relógio ou celular para despertar três horas depois do café-da-manhã. Faça o mesmo para as outras refeições. Você está no trabalho e precisa ser mais discreto? Se você não desgruda do seu celular, ponha o alarme para tocar a cada três horas. Ou, ainda, programe seu calendário eletrônico para disparar na tela do computador o lembrete: HORA DE COMER!

4. Programe os lanches
Compre lanches para levar na bolsa/mochila ou guardar na gaveta do trabalho. Se deixar para resolver essas minirrefeições no dia, corre o risco de não ter nada para comer na hora programada. Ok, se precisar você pode comprar uma barra de cereais na máquina ou ir até a lanchonete para tomar um suco. Mas se estiver numa reunião ou no meio de uma tarefa urgente, melhor se prevenir com algumas barrinhas ao seu alcance.

5. Imagine-se bem
Esse exercício ajuda a tornar realidade o que deseja. Se você se concentrar na gordura que não quer, continuará com ela. Então, se enxergue com o corpo mais enxuto e bem feliz. Faça esse exercício de visualização todos os dias, “enxergando-se” sempre numa situação positiva.

6. Reserve um tempo para os exercícios
Cruise propõe dedicar um pequeno tempo diário aos treinos com peso. Eles ajudam você a ganhar músculos, o que acelera a perda de peso.

Fonte: site www.boaforma.abril.com.br


Nenhum comentário: