Quem sou eu

domingo, 30 de setembro de 2012

Um adendo


Este post é um adendo. Um adendo a dois outros posts que publiquei em 2011.
Do dicionário, Adendo...

adendo 
s. m.
1. O que se junta a uma obra para a completar. = ANEXO, APÊNDICE
2. Aquilo que se acrescenta a algo.



Nestes 2 posts eu contei a história e a trajetória esportiva de Marcelo Apovian (o Lelo), ex-esquiador profissional e um dos melhores maratonistas amadores do Brasil. Nos posts contei sobre seu grave acidente no esqui em 1999, sua impressionante batalha de recuperação e suas conquistas e números em provas de rua.

E isso me causou um enorme problema... registrar em posts, blogs, sites ou em um papel de pão os tempos alcançados por Lelo em suas provas, é de uma inocência juvenil. É fazer o registro e vem a necessidade de reescrever o registro. Isso porque ele não pára de melhorar.

Meus posts ficaram desatualizados, daí a necessidade deste adendo. Enquanto eu escrevo sobre suas provas, ele vai tirando minutos e segundos em consecutivas competições. Nos últimos 18 meses melhorou seus 10km. Seus 16km (eu vi!). Seus 21km (eu vi também). E hoje, 30 de Setembro, em Berlim, na 39ª edição da Maratona da capital alemã, melhorou de novo. Se em 2009 ele passeou por 42.195 metros na bela Berlim, azedou a bacalhoada do Portuga (http://confissoesdeumacorredora.blogspot.com.br/2011/06/pegaram-o-portuga.html), e cravou 2h 37’ 58”, hoje ele fez o de sempre: melhorou. E correu pra 2h 36’ 29”. Para quem prefere isso em outra língua, toma lá: Lelo correu 42 km fazendo média de 3’42”/km. Ou ainda, média acima de 16km/h. Para a absoluta maioria dos Corredores, um tiro de 1km a 16km/h já não é possível. Nem um tirinho de 1km. Esse menino que em menos de 3 meses completará 40 anos, fez 42 desses tiros.
Esse tempo o colocou na 113ª posição dentre mais de 40 mil Corredores - ele está entre o 0,3% dos melhores Corredores amadores e profissionais desta prova. Isto merecia um adendo.

Adendo foi fácil conceituar. Fui ao Aurélio e busquei. Conceituar ou definir Marcelo Apovian é mais difícil. Talvez tão difícil quanto correr 42 km em 2h36’. Não que ele seja misterioso ou introspectivo. Nada disso! Ele é a transparência em pessoa. É difícil, pois ele é uma multiplicidade de adjetivos. Vou me arriscar. Talvez 42 adjetivos seja um bom número pra hoje.

Confiável. Confiante. Íntegro. Inteiro. Inquieto. Inteligente. Forte. Firme. Decidido. Sensato. Generoso. Sensível. Otimista. Inconformado. Justo. Educado. Ambicioso. Obstinado. Honesto. Sincero. Gentil. Elegante. Simples. Cavalheiro. Focado. Ativo. Alegre. Maduro. Espirituoso. Astuto. Independente. Corajoso. Determinado. Natural. Equilibrado. Vigoroso. Criativo. Curioso. Tenaz. Seguro. Prudente. Coerente. 

Assim é Lelo. Para mim particularmente, ainda é exemplo. Inspiração. Influência da melhor espécie. Um amigo muito querido.

Lelo, quando é que você vai parar de me dar trabalho extra de atualizar seus números no meu blog? Pelo jeito não vai parar tão cedo! Você é assim. Você funciona assim. Tem problema não... eu continuarei publicando adendos para continuar completando a sua obra. 

Para terminar, vou transcrever uma entrevista que ele deu há alguns dias para a Revista The Finisher. No fim da mesma ele fala de seus planos de desacelerar depois da maratona que correu hoje. De correr apenas para se divertir, sem a pressão de melhorar a cada prova (mas aqui vale uma pausa, só para calibrar o que é diversão para ele: em 2011 ele correu a Maratona de NY a convite da Asics. Como não era prova-foco, disse que iria apenas para se divertir. Me lembro que lhe perguntei semanas antes da prova se lhe passava pela cabeça fazer algo diferente de um sub-3 horas, já que estava indo apenas para se divertir. A resposta objetiva e previsível foi “Não”).

Muita gente duvida dessa promessa de desacelerar. Eu sinceramente não. Se ele está dizendo isso, é porque assim será. Com ele é assim, decidiu está decidido.

Você, Lelo, fez e faz muito pelo esporte. Foi a Olimpíadas esquiando. Foi a várias Majors sofrendo ou passeando. Você colocou o seu corpo e o seu coração a serviço do esporte. E tem colhido o que plantou: o carinho, a torcida e a paixão dos amantes do esporte. Você é a prova de que, na vida, recebemos das pessoas o que oferecemos a elas.

Obrigada por nos encantar e inspirar sempre. Deliberadamente. Inadvertidamente.

E agora, a entrevista de Marcelo Apovian, dias antes do novo recorde pessoal cravado hoje em Berlim.


No próximo domingo largo para a Maratona de Berlim. Não sou bom de matemática, mas preciso dos números para buscar meu objetivo.
Vão alguns:
- Foram 20 meses de planejamento (desde 01/2011). Durante esse tempo, bati 3 x meu recorde pessoal nos 21km, bati 2 x meu recorde nos 10km, bati 1 x meu recorde nos 16km e fiz minha segunda melhor maratona, 2:41 em NY 2011;
- Durante o ciclo especifico de treino, fiz 10 semanas com mais de 95km rodados e 3 semanas com mais de 80km;
- Sem dúvida, foi a prova que mais treinei e a que mais tive problema para seguir treinando. Tive inúmeras dores nas pernas e nas juntas. Nos últimos dias peguei uma gripe que me deixou de cama;
- Emagreci 8 kg do meu peso máximo e 6 kg do meu peso padrão;
- Venho falando para muitos que essa vai ser minha ultima maratona "pancadaria", "sangue nos oio". Ninguém acredita, mas vai ser !
- To com 40 anos, chega de judiar do meu corpo! Sem duvida é uma agressão e ele reclamou neste período. As próximas vão ser para passear :-)

21 km Golden4 Asics SP 2012
Maratona NY 2011

16km Circuito Athenas SP 2012


9 comentários:

JF disse...

Gigante! Seguiu treinando com dores, gripe e buscar o recorde.

Congrats ao atleta de 42 adjetivos! Se ele para mesmo de correr atras de melhores marcas... nao coloco minhas maos no fogo... talvez pare de buscar isso nas maratonas mundo afora. Novos "adendos" nos atualizarão se isso eh verdade.

João Flavio

Emanuelle disse...

Bom, sem a menor chance de ler esse post e não comentar. Primeiro para Rivânia, que escreve muito bem e é a pessoa mais disciplinada que conheço, de fato vem sendo a minha fonte de inspiração através do blog e semanalmente na drenagem que tenho um certo privilégio dos "bastidores do blog" e outros mais...
E meus parabéns Marcelo Apovian, não só pelos números,e que números hein... mas tb pela trajetória toda, eu li o livro e é impressionante tudo que aconteceu com Vc. Certamente vc é merecedor de todos os 42 adjetivos. E eu tenho um pedido, esse blog merece uma foto do Lelo junto com a Rivânia que é o Lelo de saia. Grande Abraço!!!

Paty Rebello disse...

S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! Confesso que um tanto maluco e difícil de acreditar que um amador (se é que Lelo pode ser assim chamado) pode chegar a tamanha performance. Assim como a Emanuelle, eu acompanhei a histórian pelo livro do Portuga, então consigo sentir um pouquinho dessa emoção que a Rivânia tão bem descreveu neste post.

Parabéns, Lelo!! Um exemplo de determinação, um exemplo de que querer é sim poder, uma inspiração!

Rivs, estou a favor da campanha da sua amiga aí de cima ó: foto do Marcelo Apovian com o Lelo de saias (vulgo Rivânia) rs.

Beijos!!

Anônimo disse...

Demais seu post e a história do Marcelo!
Eu li seus textos do livro do Portuga e do acidente dele ano passado, é inacreditavel quanto ele corre e se supera.

Parabéns, Apovian! Você é o sinônimo do brasileiro que se esforça e dá certo.

Fernanda

Frotinha disse...

Lindo post para uma linda história!!! Valeu, Rivis... parabéns ao Lelo!

Renata Mata disse...

É tudo de bom poder ler uma notícia dessas.

Através deste blog eu conheci a história do Marcelo, sua luta depois do acidente, suas peripécias pelo mundo da corrida.

Eu comprei o livro e levei apenas uma semana para devorá-lo. E aquelas histórias mudaram a minha vida de lá pra cá. Eu voltei a correr e a nadar. Perdi 10 quilos em 5 meses, afastei de vez uma eminente de depressão. Voltei a ser feliz. Comprei dezenas de livros do Portuga e me comprometi a presentear uma pessoa em dificuldade uma vez por mês.
E tem sido assim.
Eu estou muito melhor! As pessoas que conheço e que leram o livro estão bem melhores.
E o Marcelo pelo jeito também esta bem melhor. Saudável e realizado (mais 2 adjetivos para a lista de adjetivos da blogueira).

MARCELO,
voce e seus amigos deram o click que eu precisava para uma guinada. E eu me comprometi a dar o click pra outras pessoas, doando o livro. Tenho visto transformações por causa disso.
Que voce receba em dobro.

Rivis, seu blog foi o canal. Valeu por proporcionar isso.

O tempo de 2 horas e 36 minutos dispensa o comentário de uma amadora (eu sim sou amadora!) que luta para fazer 10 kms em 1 hora. Cada um com sua "maratona".

Renata

Leo disse...

Uma escreve muito e o outro corre muito!

Parabens Lelo! Esse feito é para poucos privilegiados. Voce é mesmo 'o cara' quando o assunto é corrida.

Rivis,
se eu correr como o Lelo numa prova de 5 k voce me arruma 5 desses adjetivos? haha

Bjs,
Leo

Anônimo disse...

Rivania,

Sem palavras para agradecer. Não só pelo blog, mas por tudo. Ser a maior (temos uma concorrente de peso - Renata Mata) divulgadora do Operção Portuga, torcedora pesada, fornecedora de energia, motivação e corredora fortíssima.

Ao longo dos 42 km senti a energia positiva e isso ajudou muito.

Muitooooo obrigado a todos os comentários do blog. Show!! Tudo isso tem sido muito especial para mim.
De alguma forma ajudo as pessoas, motivo e faça elas buscarem algo mais. Que coisa incrível.

Renata, Leo, Frotinha, Fernanda, Paty, Emanuelle, João muito obrigado!!

Estamos juntos.

Beijo grande,
Lelo

PS.: quando vai ser a foto?

Rivania disse...

A todos os amigos / leitores que comentaram, muito obrigada!

Histórias vencedoras assim tem que ser compartilhadas, pois elas fortalecem nosso vínculo com o esporte e com as boas coisas da vida.

Adoro escrever sobre pessoas nas quais acredito. E o Lelo é assim, um cara de credibilidade!

Lelo,
adorei escrever sobre vc e sua história de novo. Vc é meu sócio por aqui, Corredor!
E a foto podemos tirar numa próxima prova. Mas tem que ser na LARGADA, pq depois que é dada a largada, não se vê nem seu rastro mais! rs
Beijos!