Quem sou eu

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Jejum


Um dos consensos do treinamento esportivo é o de que não se deve correr de estômago vazio. No entanto, diversos atletas – profissionais e amadores – saem para seus treinos matinais sem ingerir quase nada. Um suco de laranja, maltodextrina, um copo d’água ou absolutamente nada: essas são algumas das opções de quem opta por correr em jejum.

O raciocínio é simples: com a barriga leve, a chance de ser mais veloz e não sofrer com dores nos órgãos do sistema digestivo é maior. No entanto, o provérbio “saco vazio não para em pé” vale para este caso também.

Segundo o doutor Turíbio Leite de Barros, fisiologista do Esporte Clube Pinheiros e professor de pós-graduação na Unifesp, existem aspectos em ambos os lados a serem considerados. “Há a necessidade de estar com o estoque de carboidrato pleno quando for fazer qualquer atividade física”, explica.



O lado positivo do jejum
“É desaconselhável correr com conteúdo no estômago, porque dá desconforto, prejudica o rendimento e predispõe àquela dor aguda no flanco”, ilustra o médico. “Não é proibido correr em jejum, mas é recomendado apenas para corredores avançados que já estão acostumados”, determina.

O lado negativo
Como quem corre sem se alimentar usualmente o faz de manhã, a última refeição em geral foi muitas horas antes e nesta situação "a disponibilidade de carboidratos no organismo está quase no limite”, conta o fisiologista. “A razão pela qual se contraindica correr em jejum é para evitar uma hipoglicemia (nível baixo de glicose no sangue)”.

Quando o nível de glicose é comprometido, quem sofre são as células nervosas. “É aí que vem o mal estar, a tontura, queda de pressão e até perda de consciência. É a falência de células que são vulneráveis à queda da glicemia”, esclarece o doutor.

A solução
O fisiologista apresenta as melhores opções para quem quer correr leve sem prejudicar o próprio organismo. “Quem não quer comer nada pode ingerir um carboidrato em gel com um pouco de água ou tomar 30 gramas de maltodextrina de 30 a 40 minutos antes de correr”, aconselha. “A maltodextrina é formada por moléculas de glicose e é um dos carboidratos de mais fácil absorção do estômago (ou seja, não pesa) quando ingerido com água”, define.

Fonte: www.webrun.com.br

Nenhum comentário: