Quem sou eu

sábado, 26 de março de 2016

Joelhinho da Páscoa

Há alguns dias, um amigo Corredor me contou que após 10 anos de corrida e milhares de quilômetros percorridos em algumas maratonas, o joelho resolveu virar protagonista!

Tentei consolar meu inconsolável amigo dizendo a ele que a combinação Corredor e problema no joelho é uma questão de tempo... uns levam mais tempo para lesionar, outros menos. Às vezes uma outra lesão aparece antes, mas as de joelho são como o fim da lenda do Papai Noel: questão de tempo!

Resolvi então voltar a publicar sobre lesão no joelho e, como o texto cita, a coisa é tão frequente que existe até uma lesão batizada de Joelho de Corredor.

Você, leitor, já ouviu falar da lesão da Fáscia de Corredor? Canelite de Corredor? Panturrilha de Corredor?

Não ouviu! É que essas lesões não existem, assim como o Coelho da Páscoa. Mas Corredor sem lesão de joelho é que nem o Coelho da Páscoa também.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






O joelho é a parte do corpo que mais apresenta dores e lesões entre os corredores devido a uma sobrecarga na região entre a patela e o fêmur










Se um corredor te pedir para adivinhar em qual parte do corpo está sentindo dor e você disser “joelho”, você tem quase 50% de chance de acertar. O joelho é a articulação do corpo que mais apresenta dores entre atletas, especialmente nos esportes que envolvem corrida. A dor no joelho é tão frequente entre corredores que existe até uma situação clínica chamada “joelho de corredor”.


O joelho de corredor se refere à Síndrome da dor femoropatelar, na qual o principal sintoma é dor na região anterior do joelho, atrás da patela (rótula). Ela acontece devido a uma sobrecarga na região entre a patela e o fêmur (osso da coxa) e pode ser causada por:


•  Desalinhamento do joelho: a falta de alinhamento da patela gera pontos de contato inadequados entra ela e o fêmur, aumentando a pressão entre essas estruturas. O desalinhamento pode acontecer durante a corrida se o joelho cair para dentro quando o pé está no chão (padrão conhecido como valgo de joelho). Embora esse desalinhamento seja mais visível no joelho ele acontece principalmente por uma falha da musculatura lateral da coxa (músculo glúteo médio), o que permite com que a coxa caia para dentro. O valgo do joelho durante a corrida também pode causar dor na parte interna desta articulação, devido a uma inflamação dos tendões dos músculos da região, conhecidos como Pata de Ganso (músculos semitendinoso, grácil e sartório)

•  Falha no amortecimento de impacto: O impacto do corpo com o solo durante a corrida é de aproximadamente 3 vezes o peso corporal. Logo após o pé encostar no chão os músculos têm que amortecer esse impacto. O joelho se dobra aproximadamente 40 graus e o músculo quadríceps (anterior da coxa) se contrai para cumprir essa função. Se existe uma falha na força ou na coordenação do quadríceps o joelho dobra mais do que deveria, o que aumenta a pressão entre a patela e o fêmur, gerando dor ao longo do tempo e repetições

•  Desalinhamento do pé: uma pronação excessiva do pé (pé caído para dentro) também pode desalinhar o joelho, além de comprometer a absorção de impacto


Para que o joelho mantenha-se estável, ele depende dos estabilizadores estáticos, que são os ligamentos, e dos estabilizadores dinâmicos, que são os músculos da coxa e perna. Estes últimos são fundamentais, pois quando há uma torção, imediatamente estes músculos se contraem, impedindo uma torção excessiva que possa romper os ligamentos. Quem está com a musculatura fraca faz com que a força da torção descarregue-se totalmente sobre os ligamentos, que podem não suportá-la e romper-se. Observe, portanto, a importância de conservar a musculatura forte e bem condicionada.

Outra causa frequente de lesões é a falta de alongamentos musculares. Quando não se alonga, os músculos trabalham tensos a as articulações pressionadas, predispondo tanto a roturas musculares quando a desgaste nas articulações. A realização de alongamentos é fundamental, portanto, e deve idealmente ser realizada antes e depois de toda prática esportiva.

O excesso de exercícios, acima da capacidade física de cada indivíduo, também é um grande vilão causador de lesões e dores nas articulações, principalmente coluna, quadril e joelhos, que são articulações que suportam todo peso e impactos repetitivos, principalmente nas atividades que exigem saltos frequentes, como voleibol e basquete. Por isso, é muito importante estabelecer uma rotina de exercícios sem sobrecarga e onde seja reservado espaço para o descanso dos músculos e articulações, para que estes possam se recuperar sem lesões. Este programa é chamado periodização do exercício e em geral é desenvolvido pelos educadores físicos.

As pessoas que estão acima do peso devem realizar atividades de baixo impacto, como caminhadas, natação e hidroginástica, antes de iniciar atividades de impacto como as corridas. Cada movimento de sobe e desce do corpo durante a corrida faz os joelhos suportarem cerca de três a seis vezes o peso corporal. Portanto, quem quer correr deve estar com um peso mais adequado e com boa musculatura nas coxas e pernas, para distribuir melhor os impactos sofridos pela articulação.
Um erro comum é ter pressa em perder peso e correr com peso excessivo e sem musculatura, sobrecarregando os joelhos e causando desgaste precoce das suas cartilagens.

Tratamento e prevenção

A seguir estão citadas orientações que podem ajudar na diminuição da dor no joelho e em sua prevenção. Porém o tratamento correto envolve o diagnóstico de um médico e fisioterapia para reverter as causas da dor:

•  Fortalecimento dos músculos quadríceps (anterior da coxa), glúteo médio (lateral do quadril) e glúteo máximo (posterior do quadril).

•  Procurar correr com o corpo bem ereto, como se existisse uma linha imaginária que te levantasse para cima pela cabeça.

•  Aplicação de gelo por 20 minutos após o treinamento, se houver dor.
 
Fontes:
http://corban.cidadecampo.com.br/Corban/Dicas%20%20Corredor%20Corban%20Dezembro%202014.htm





Nenhum comentário: