Quem sou eu

terça-feira, 31 de maio de 2016

Propriocepção para todos

Há 3 ou 4 anos eu praticava propriocepção com frequência e disciplina. Vi, senti, percebi os benefícios na minha corrida. Performance, estabilidade, consciência corporal... veio tudo isso, no meu caso.

Mas para quem gosta mesmo é de correr, é difícil manter a disciplina no longo prazo. E confesso que quando me falta tempo, trocar um treino de corrida por um de propriocepção não é bem meu natural. Por isso hoje faço esse tipo de treino quando dá. E quando a regra é frouxa assim, quase sempre não dá.

Mas conheço e reconheço os benefícios. E meu treinador me avisou (sim, apenas me avisou!) que em junho retomaremos uma sessão de propriocepção semanal. Fui relembrar alguns dos benefícios dela e resolvi aqui compartilhar com vocês.

Experimentem, caso isso não faça parte da rotina de vocês!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Sempre achamos que temos equilíbrio, resistência e consciência corporal. Mas basta sermos colocados em uma superfície instável para que tudo isso desapareça na hora em que mais precisamos.

Como o nome diz, propriocepção é a percepção de posicionamento que o corpo tem no espaço, também conhecido como cinestesia. Essa percepção só é possível graças a sensores neurais (pressorreceptores) e ao sistema nervoso que recebem informações e rapidamente mandam uma resposta.

Um bom exemplo é quando pisamos no Bosu (dispositivo azul e preto da foto acima). Ao pisar, nosso pé entorta e automaticamente contraímos os músculos para endireitarmos o pé e recuperar o equilíbrio. Esse estímulo provoca uma maior consciência corporal, protege as articulações e coordena melhor os movimentos.

Provavelmente, nas próximas vezes em que você subir no Bosu, parecerá bem mais fácil. Treino de propriocepção é indicado para todos. Sim, para todos! E proporciona muitos benefícios como:

– Prevenção de lesões: a resposta aos estímulos passa a ser mais rápida, as articulações (ligamentos e tendões) ficam mais resistentes e fortes. Assim, caso você pise em uma pedra durante uma corrida, por exemplo, a musculatura responderá rapidamente e a articulação suportará a carga até que o movimento seja corrigido. Ideal para atletas de todos os esportes e para a terceira idade; 
Consciência corporal: à medida que o corpo se adapta a esses estímulos, os movimentos passam a ser melhor coordenados e você sentirá com mais precisão sua posição e postura.

Equilíbrio: com maior consciência corporal, melhor coordenação motora e resposta mais rápida aos estímulos, o equilíbrio só poderia aumentar também. Muito importante para atletas, principalmente os que praticam esportes de muito contato físico e para a terceira idade que,  com o passar do tempo, tem essa habilidade prejudicada.

Recuperação de lesão: a propriocepção é muito usada por fisioterapeutas para a recuperação de lesões, apesar de também ser um trabalho de fortalecimento preventivo.

Não são exercícios do Cirque de Soleil ou macaquice, comentários que ouço frequentemente! No treino de propriocepção os exercícios devem ser instáveis e isso quer dizer que devem gerar um certo desequilíbrio, porém em ambiente controlado.

Muito comum usar alguns equipamentos para facilitar essa instabilidade, tais como: jump, fit ball, bosu, balance disc, medicine ball e TRX. Porém há exercícios que não requerem tais equipamentos como atividades com um pé só, abdominais prancha, agachamento e stiff unilateral.

Os exercícios possuem dificuldades diferentes e cabe a um profissional da área orientá-lo. Devido ao grau de instabilidade, algum exercício pode causar o efeito contrário e gerar uma grave lesão. Os exercícios também devem ser planejados para que não sobrecarreguem articulações ou musculatura.

 
Fonte: http://horadotreino.com.br/treino-de-propriocepcao/

2 comentários:

Thiago disse...

Oi, Rivis!
Faz um tempão, parece uma eternidade.
Duas viagens a trabalho e a Asics Marathon City me afastaram por um tempo, mas vim matar a saudade deste ótimo blog :-)
Corro há mais de 11 anos, atualmente corro (quase) todos os dias e completei duas maratonas (a Maratona de São Paulo e da Asics no último domingo) com um intervalo de pouco mais de 3 meses entre elas. Nunca tive lesões, tendo me afastado apenas uma vez por conta de uma sinusite e credito a propriocepção a essa capacidade de curtir a corrida ao máximo sem me machucar.
Nunca usei o tal Bosu, é bom?

Abração ^^

Rivania disse...

Oi Thiago!
Propriocepção é fantastica mesmo. É um benefício silencioso e poderoso.
So quem faz ou já fez entende o quanto faz diferença na corrida, na longevidade da corrida.
Obrigada pelo seu comentário e parabéns pelos fantásticos resultados que você tem conquistado na corrida!
Rivis