Eu confesso! Se é prá fazer mesmo confissões, eu confesso!
Confesso que acreditava que acompanhamento nutricional era coisa de atleta profissional apenas. E que de certa forma era um luxo.
Hoje, depois de 8 meses tendo mensalmente esse tipo de acompanhamento, minha opinião mudou! Parte da minha evolução vem de maior disciplina e qualidade na alimentação. Não diria que estou comendo mais nem menos... mas com certeza melhor.
Poder acompanhar mensalmente com a Érica, minha Nutricionista, meu ganho de massa magra x perda de gordura corporal, descobrir novas opções saudáveis e saborosas para meu cardápio, discutir qual a melhor combinação alimentar para antes e pós treinos e competições, a importância da ingestão de líquidos e gel, tem sido um estímulo importante para mim.
Por isso pedi à Érica que compartilhasse conosco algumas recomendações sobre alimentação e hidratação. A Érica é especializada em acompanhamento nutricional de atletas amadores e profissionais e a experiência dela tem agregado muito nos meus treinos.
Érica, muito obrigada pela seriedade e leveza com que conduz o trabalho comigo!
Agora o espaço é todo seu!
"É com imenso prazer que escrevo neste blog, entao inicialmente agradeço o convite à esta pessoa tão determinada que é a Rivânia.
Sou nutricionista e, na prática, vejo os beneficios que uma alimentação saudável e individualizada pode trazer ao praticante de atividade física e atleta, melhorando a imunidade, a performance, a recuperação em treinos e competições.
E então gostaria de dar algumas dicas de alimentação saudável:
- coma devagar, mastigando bem, prestando atenção em sua refeição;
- prefira alimentos naturais ao invés de optar por industrializados;
- modere na quantidade de sal que retem muito líquido e ainda aumenta a pressão arterial;
- hidrate-se bem, tome água durante todo o dia e não muita água apenas em um horário.
Durante o treino e no pós treino, a hidratação é fundamental. Dependendo da duração, intensidade e temperatura, a água pode ser suficiente ou não (neste caso será necessária uma bebida com eletrólitos para ajudar na hidratação).
- não treine em jejum pois seu desgaste será muito maior e seu rendimento pior;
- desenvolva sua rotina alimentar durante o periodo de treinamento, nao teste nenhum alimento na véspera ou no dia da competição;
- o consumo de antioxidantes é muito importante, seja em alimentos (como frutas, vegetais, castanha do para, entre outros...) e, por vezes, em suplementos pois eles neutralizam a ação deletéria dos radicais livres que são produzidos em maior quantidade durante o exercício devido ao maior consumo de oxigênio. Sendo assim consulte um nutricionista para fazer uma prescrição individual e personalizada.
Para ser um atleta, vários fatores sao importantes como treinamento, descanso, psicológico... e a alimentação tambem tem seu peso.
Portanto, saiba tirar proveito de um prazer tao gostoso que é comer e COMA BEM!"
Erica Cristina Tivelli Ferreira
Nutricionista
CRN3-7808