Quem sou eu

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Inspire e Expire bem

Hoje no Taquaral o Marcos me sugeriu um post para falar de respiração. Fui procurar um pouco sobre o assunto e me surpreendi! É que sempre ouvimos que o certo é inspirar pelo nariz, expirar pela boca. Sempre.

Aí veio minha surpresa... nem sempre! E isso tirou de mim a "culpa" de eventualmente buscar o ar pela boca também, além do nariz, em treinos mais fortes. Vejam o post abaixo e vão entender a que estou me referindo.

Marquito, obrigada pela dica! Aprendi mais uma hoje!


A corrida é uma atividade aeróbica bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.

Todos nós já ouvimos que o correto durante a corrida é inspirar ar pelo nariz e soltá-lo pela boca.

A inspiração pelo nariz é mais recomendada, pois há um aquecimento mais eficiente do ar que entra nos pulmões. Além disso, os pêlos nasais funcionam como um filtro retendo partículas no ar inspirado. Quanto à expiração, a diferença é que pela boca o fluxo é mais rápido.

Com isto, pode assumir que durante os treinos leves ou trotes de aquecimento, o Corredor deve inspirar pelo nariz e soltar pela boca.

Mas em treinos de corrida mais intensos ou longos, esse método já não funciona por causa da necessidade de maior quantidade de oxigênio. O ideal é inspirar pelo nariz e pela boca simultaneamente e soltar o ar também pelo nariz e boca.

No começo pode parecer complicado, mas a prática torna o processo mais fácil e natural. Se o Corredor insistir em inspirar somente pelo nariz em um ritmo mais forte de corrida, além de cansar mais rapidamente poderá sentir muita pressão nas têmporas.


Seu corpo revela se você está respirando direito

1. Em repouso, observe seu abdômen e peito: qual dos dois estufa primeiro na inspiração do ar? Se for o abdômen, muito bom. Do contrário, tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No dia-a-dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, na corrida o processo torna-se automático.

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa “dor de lado”, porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando uma espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.

3 comentários:

Mar disse...

Meu, fala sério, tem coisa melhor do que ter todas suas dúvidas sanadas, com rapidez, qualidade e sem custo algum, e sempre alternados com um belo sorriso???!!!! É... esse blog está SENSACIONAL!!! PS: Melhor do que Carboidrato em Gel!!!! hahaha

Estava conversando com a Paulinha, sempre respirei pela boca e sempre fiquei "naquela" de que estava fazendo a maneira incorreta, mas também, o ar do nariz não era suficiente, juro ... até pensei que fosse carne esponjosa! hahaha

Enfim, mas um aprendizado pra nós! ADOREI, e como tenho dito, curti 109394889509 vezes isso!

E vc já sabe, nem preciso dizer o quanto suas dicas são motivadoras para mim, e acredito para todas que tem acompanhado, tem resposta melhor do que a do último domingo, ???? TRANSCENDENDO OS LIMITES!

Beijão RIvs!

Marcos Maumesso disse...

Meu, fala sério, tem coisa melhor do que ter todas suas dúvidas sanadas, com rapidez, qualidade e sem custo algum, e sempre alternados com um belo sorriso???!!!! É... esse blog está SENSACIONAL!!! PS: Melhor do que Carboidrato em Gel!!!! hahaha

Estava conversando com a Paulinha, sempre respirei pela boca e sempre fiquei "naquela" de que estava fazendo a maneira incorreta, mas também, o ar do nariz não era suficiente, juro ... até pensei que fosse carne esponjosa! hahaha

Enfim, mas um aprendizado pra nós! ADOREI, e como tenho dito, curti 109394889509 vezes isso!

E vc já sabe, nem preciso dizer o quanto suas dicas são motivadoras para mim, e acredito para todas que tem acompanhado, tem resposta melhor do que a do último domingo, ???? TRANSCENDENDO OS LIMITES!

Beijão RIvs!

Rivania disse...

Marquito,
sua pedida de um post sobre respiração foi excelente pois prá mim também caiu um mito e o "pecado" de se inspirar também pela boca!
Mas todos os links que encontrei são categóricos: em treinos menos puxados, continua valendo a regra de "inspire pelo nariz, expire pela boca" pois em treinos leves o volume de ar puxado pelo nariz deveria ser suficiente.
Mas meu melhor conselho é: corra numa condição que lhe seja confortável e aos poucos vamos acertando os detalhes.
Quanto ao sorriso... tão importante quanto o tênis! Sem sorrir não dá prá correr! E sem correr... a gente sorri menos! Você é a prova disso!
Continue sugerindo posts bacanas assim!
Em beijo e que venha nosso próximo treino coletivo!