Quem sou eu

domingo, 19 de junho de 2011

Um é bom, Dois é Melhor e Três, Sensacional!

Esse texto me deixou com vontade de correr de novo com o grupo de corrida que acabamos formando com alguns dos leitores desse blog nos últimos meses! 
Nas últimas semanas eu precisei me concentrar nos treinos para a meia-maratona no Rio. Está chegando! Depois, será ótimo retomarmos nossos coletivos!



Correr em grupo traz mais do que benefícios físico e psicológico. O corpo reage de forma diferente. Saiba o que o treino ao lado de amigos pode fazer por você!




Os benefícios de se correr em grupo vão além da possibilidade de se fazer novos amigos e de aumentar o círculo social. Quando corremos ao lado de outras pessoas, a motivação é maior. Se há um grupo esperando você para treinar de manhã bem cedo, fica mais difícil jogar na preguiça a culpa por não ter levantado da cama.

E mais: a performance melhora! Chame isso de competição saudável, motivação ou vontade de não ser o único com um mau resultado. Não importa. Quando se corre ao lado de outros que o encorajam a aumentar o ritmo e a dar mais de si, é muito mais fácil seguir adiante. Em grupo, estabelecemos novos desafios, como aumentar a velocidade, propor um percurso maior ou um trajeto com trechos mais íngremes. O grupo faz surgir uma cobrança saudável entre os amigos.

Mas é sempre preciso estar atento aos seus próprios limites. Às vezes, por estarmos ao lado de alguns que correm mais, corremos o risco de forçar demais o que aumenta os riscos de lesão. A melhor forma de driblar isso, é permitir que o grupo corra em ritmos distintos a partir de um determinado ponto do treino. Correr em grupo não significa obrigatoriamente começar e terminar todo mundo junto. Ainda assim, saber que existem amigos ao seu redor, vai te ajudar a manter-se motivado.

Treinar ao lado de outras pessoas é sempre bom, independentemente do grupo com o qual você corre ser formado por gente de diferentes estágios de evolução.

Mas um dos mais surpreendentes benefícios de treinar com outras pessoas veio de uma pesquisa publicada na revista Biology Letters. Achar um grupo legal, ajuda a transformar o que seria apenas uma atividade física em um vício muito prazeroso.

Explica-se: correr em equipe faz com que o corpo libere doses maiores de endorfina*, o hormônio do bem-estar. E quanto mais altos seus níveis estão, mais tempo se leva para que o organismo sinta alguma dor. Os atletas que treinaram em grupo, apontou a pesquisa da revista, apresentaram duas vezes mais resistência ao incômodo físico do que os que treinavam sozinhos. Fato é que a maior liberação de endorfina deixa a corrida melhor.

Atletas que treinam em grupo apresentam aumento da resistência aeróbica, além da melhora da memória e da insônia.

* Endorfina, o hormônio que deixa os corredores "chapados"
A endorfina recebeu esse nome por ser uma espécie de morfina endógena, isto é, uma morfina que é fabricada dentro do corpo. Ela é capaz de alterar o humor e de bloquear a dor, assim como os opiáceos (remédios como a morfina) o fazem. A endorfina é produzida em resposta a diversos estímulos, sendo um deles a atividade física vigorosa. É ela também, a responsável por deixar os corredores "chapados", com uma sensação de bem-estar que lembra a gerada pelas drogas.

Fonte: Revista Sport Life - abril 2011

2 comentários:

Glaucia.Vilasboas disse...

uau... adorei este post!!! Passando a meia maratona precisamos voltar aos nossos treinos coletivos...tá fazendo falta essa dose extra de endorfina!!! bj

Rivania disse...

Glau,
esse post só confirma o que a gente já sabia: que adoramos correr juntas!! E melhor, faz um bem e tanto!

Topo muito correr no domingo seguinte no Taqua, dia 3? Vamos?? Bjo!