Quem sou eu

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os que Correm. Os que ainda não correm.

Eu gostei do texto abaixo e resolvi reproduzir pois também sempre acreditei que existem 2 grupos de pessoas: as que gostam de correr e as que ainda não experimentaram a corrida.
É como criança que diz que não gosta de brócolis e a mãe retruca: "mas você nunca comeu prá dizer que não gosta!"




"Para ser conquistado pelo esporte, basta experimentá-lo!


Conheço pessoas que adoram correr e outras que detestam. Até pouco tempo atrás, eu estava mais para o segundo grupo. Mesmo na época em que tinha um ótimo preparo físico e conseguia nadar 40km, correr meia hora parecia custoso. Mas o tempo passa e, muitas vezes, mudamos de idéia. Cheguei à conclusão de que as pessoas são de 2 tipos: as que gostam de correr e as que ainda não correm.


Quem me fez desconfiar disso, foi minha irmã - ou, na verdade, a transformação pela qual ela passou. Morávamos juntas na época em que eu estudava Educação Física, era nadadora e fazia treinos de 8 a 10km por dia. Ela, sedentária, reclamava: "Estou com barriga, preciso fazer exercícios". Mas nada do que eu sugeria funcionava. Corrida? "Detesto. E com esse ar poluído não pode ser bom." Natação? "Todo aquele cloro deve fazer mais mal do que bem." Academia? "Horrível. Se eu fizer uma aula de aeróbica, me sentirei no Show da Xuxa".


Mais de uma década depois, após um estalo, ela resolveu: "Não dá mais, preciso de atividade física". Colocou um par de tênis e foi, só para me dizer posteriormente que nunca conseguiria correr e que não aguentava sustentar a atividade durante 3 min.


Ensinei que não deveria sair correndo, precisava começar devagar, alternando trote cin caminhada, até que pudesse correr. Algum tempo e várias provas de 10km depois, ela confessou: "Nunca pensei que fosse confessar isso, mas adoro correr".


Foi a história de minha irmã que me fez acreditar que só quem não corre não gosta de correr. E se queremos saber alguma coisa, temos que experimentar. Eu não pretendia me aprofundar no esporte quando comecei a praticá-lo. Mas estava com o ombro machucado, não podia nadar e, como a atividade física me fez falta, comecei a correr. Iniciei devagar e perseverei até que... começou a ficar prazeroso!


Se eu e minha irmã hoje gostamos de correr, qualquer pessoa que comece, experimente e persista, pode se apaixonar pela corrida também!"

Fonte:  Revista WRun - março 2011
Texto de Ana Mesquita - Recordista latino-americana da travessia do Canal da Mancha, formada em Educação Física pela USP, mestre em Comunicação pela PUC-SP.

3 comentários:

Rodrigo Fonseca disse...

Dentre tantas coisas boas que a corrida traz, uma delas é o orgulho que sentimos quando nos tornamos "padrinhos" e "madrinhas" de novos corredores, que logo evoluem e se tornam atletas - ou simplesmente pessoas mais saudáveis e conscientes do seu próprio corpo. Você certamente conhece bem esse sentimento, né?! Bjos ;)

Julia disse...

Eu me reconheci nesse texto pois sempre disse que não gostava de correr mas sequer tinha tentado de verdade mesmo. Acho que não é uma paixão ainda mas já deixou de ser um sofrimento.
Ja corro meus 6km tranquila e cansando menos a cada dia que corro.
Beijos!

Julia

Rivania disse...

Ro,
felizmente graças a alguns amigos que acreditaram em mim e entraram nessa aventura saudável da corrida, sei bem que sentimento é esse!
É engraçado que as pessoas às vezes me dizem que eu as inspiro. Muito legal, mas o mais fantástico é o quanto elas me inspiram de volta, na mesma intensidade! Afinal isso cria mais responsabilidade e disciplina da minha parte.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", certo?

Beijo!

Ri