Quem sou eu

sábado, 24 de setembro de 2011

Para Elas

Há algum tempo é possível perceber o crescimento a passos largos da corrida, tanto em relação ao número de adeptos da prática, quanto ao aumento expressivo da quantidade de provas. Some-se a isso, o movimento na economia alimentado pelo mercado esportivo e o fato que as mulheres têm conquistado uma boa fatia desse espaço.


Um dos maiores benefícios para as mulheres que correm é o aumento da absorção de cálcio pelos ossos, que aumenta a densidade óssea e diminui os riscos de osteoporose, doença muito comum no sexo feminino. Além disso, a corrida ajuda a amenizar os sintomas da TPM, pois alivia o stress e a ansiedade, e também pode ser uma excelente aliada na prevenção do câncer de mama, pois a realização de atividade física frequente, aumenta o sistema imunológico e contribui para a eliminação de células cancerígenas.

Com uma estrutura corporal cheia de especificidades como quadris mais largos e joelhos em "X", a mulher possui um movimento durante a fase de contato na pisada, muito ímpar. Elas tendem a rodar os quadris e abduzir os joelhos (movimento para fora) o que pode ser um fator de risco para lesões. Porém uma boa alimentação e um bom programa de musculação bastam para que a mulher possa manter seus hábitos saudáveis e sem riscos e continuar a correr para dominar o asfalto!

Nos EUA, elas já alcançaram a maioria e correspondem a 53% dos praticantes de corrida no país. No Brasil, os índices apontam para essa direção. Apenas no estado de SP, em 2007, entre os participantes das provas de corrida de rua, 75,7% eram homens e 21,3%, mulheres. No ano seguinte, o percentual feminino passou para 29,3%. Por outro lado, 2010 registrou um percentual mais baixo (27,7%), porém o maior número absoluto da participação feminina: 115.413.


Vejam alguns números:

Evolução do Circuito Vênus, maior corrida feminina do Brasil  

    2008 -  8.400 Corredoras
    2009 - 14.390 Corredoras
    2010 - 20.128 Corredoras









E prá fechar... um vídeo divertido sobre a competição positiva que a corrida de rua desperta em mulheres e homens!



Fonte: Revista WRun - março 2011 e Blog Lótus

2 comentários:

Glaucia.Vilasboas disse...

adorei o post Rivis!!! Vamos encarar o próximo circuito Vênus dia 30/10? bj

Rivania disse...

Que bom que gostou, Glau!
Alias, se quiser ler sobre algum tema específico da corrida me diz que pesquiso e publico aqui.
Acho que Vênus dia 30 não vai dar pra mim. Talvez Athenas seja mesmo minha ultima prova do ano.
Mas a gente vai se falando jô e obrigada pela presença assídua no blog!