Quem sou eu

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Frágeis Joelhos

Há alguns meses, por motivos óbvios para os que me conhecem e estão ao meu lado, o tema de lesões em joelho começou a me interessar mais do que nunca. Cada vez mais entendo que nossos joelhos não são preparados para correr longas distâncias ou experimentar qualquer outro esporte de alto impacto e intensidade. Mas cada vez mais entendo também que um trabalho disciplinado, eficiente e persistente de fortalecimento das estruturas adjacentes ao joelho (anterior e posterior de coxa, panturrilha, glúteo, etc) pode prevenir, postergar ou minimizar lesões.


O conselho de sempre é: um profissional da área de Educação Física é fundamental  para tornar o trabalho - de musculação ou funcional - mais proveitoso e eficaz.


Um dos conselhos do texto abaixo para casos onde a dor de instala no corpo em conseqüência da lesão, é reduzir volume de treino ou partir para cross training. Meu conselho (ou confissão!) é: invista no trabalho preventivo para não ter que parar ou reduzir o ritmo. Trabalho de fortalecimento dói menos que parar ou reduzir o volume de treinos temporariamente. Se não curte fortalecimento muscular, melhor parar de correr...





O joelho é uma unidade articular de transferência de força. O fortalecimento da musculatura da coxa funciona como um estabilizador dinâmico dessa articulação. Logo, quanto mais forte for a musculatura anterior e posterior da coxa, maior a estabilidade dos joelhos. Daí a importância de se trabalhar o corpo como um todo para ter mais potência na corrida e menor risco de contusões.

O fortalecimento também faz com que os músculos respondam de forma mais eficiente, melhorando o desempenho com uma economia de movimento. Em provas de subidas, por exemplo, o corredor com a musculatura em dia encontrará maior facilidade.

Para se aproveitar desse benefício mecânico e preventivo, não basta qualquer forma de fortalecimento muscular. Ele deve ser passível de transferência mecânica. Ou seja, é preciso trabalhar toda a cadeia motora envolvida na corrida – tronco, quadril, glúteo, coxas e pernas, de preferência de forma funcional. Exercícios de fortalecimento não são sinônimos de exercícios de musculação.

Você terá que trabalhar duro para fortalecer seus joelhos e eliminar eventuais dores. Não existe uma solução definitiva que seja rápida. A grande maioria dos problemas é resolvida reforçando os músculos que afetam a função e o movimento do joelho. Fortalecendo as áreas adjacentes ao joelho, há uma redução da pressão nesta área. 

Se sentir alguma dor, reduza a carga de treinos e procure um profissional habilitado que lhe orientará no tratamento. Existem formas alternativas de treinamento para não se perder o condicionamento cardio respiratório na fase de recuperação da lesão. Vale lembrar que variação de atividades também pode prevenir lesões.

Fonte: Site Revista The Finisher

Um comentário:

Julio disse...

Concordo que sem musculação não tem corrida. É chato "pacas" mas tem que fazer...
Primeira parte do meu corpo que estourou quando comecei a correr foi justamente o joelho.
To administrando as dores com musculação, fisio, etc. Mas sem dúvida trabalho com peso e caneleira minimizou.
Abraço.

Julio