Quem sou eu

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Durma para correr melhor


A evolução do corpo em função do treino acontece sempre durante o sono. É quando o treino termina e o Corredor vai dormir que o corpo se recupera, assimila o esforço realizado e adapta suas estruturas musculares e ósseas. Além disso, é durante as horas de descanso que o corpo repõe os estoques de nutrientes utilizados durante todas as atividades, além de eliminar as substâncias desnecessárias e melhorar as funções cognitivas, como atenção, reflexo, memória. Por isso, dormir bem é tão benéfico para o corpo e, conseqüentemente, para a corrida.

Adaptar-se à corrida implica promover mudanças fisiológicas importantes, como aumentar a atividade das enzimas encarregadas de suprir os músculos com energia. Os próprios músculos ajustam sua estrutura à demanda do exercício.

Essa adaptação acontece gradualmente e boas noites de sono ajudam o organismo a entender melhor as mudanças às quais é submetido. As dores do dia seguinte e os resíduos de ácido lático são eliminados na fase de recuperação do esforço, ou seja, durante o sono.



Durma Bem
O sono possui três fases, sendo a terceira a mais importante para o relaxamento e a recuperação do corpo, quando acontece o sono REM (em português, Movimentos Rápidos dos Olhos). Nessa etapa, os batimentos cardíacos caem, o sistema nervoso relaxa e acontece toda a restauração do organismo.

A falta de sono interfere diretamente nas vias anabólicas – que regulam o metabolismo e fazem parte da recuperação celular em todos os níveis – diminuindo a recuperação das células musculares necessárias para um ótimo desempenho.

Antes mesmo de começar as atividades diárias, já é possível saber se a noite foi reparadora. Se a freqüência cardíaca em repouso (basal) normalmente é de 60 batimentos por minuto (bpm), depois de uma noite mal dormida, o coração pode chegar a um ritmo de 90 bpm, mostrando que o corpo está agitado e não descansou direito.

A fim de não afetar a qualidade do sono, é importante:

1- Aqueles que treinam à noite devem tomar o cuidado de ter uma janela mínima de duas horas entre terminar o exercício e deitar-se. Esse é o período necessário para desacelerar e são indicadas atividades como ler um livro, ver algum filme na TV, comer algo leve, tomar um chá ou banho quente.

2- Já durante o dia, quanto maior for o gasto calórico, melhor será o sono, ainda que muitas horas depois. E, quanto maior a recuperação do corpo à noite, ou seja, quanto mais qualidade ao dormir, mais se favorece o processo de emagrecimento.

3- Caso tenha dificuldades para relaxar, tome um banho quente para ajudar a se desconectar, alongue-se, use técnicas de respiração e reduza a luminosidade.

Fonte: site wrun.terra.com.br

Nenhum comentário: