Quem sou eu

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Musculação antes ou depois?


Correr e fazer musculação no mesmo dia atrapalha a performance? Essa dúvida acompanha muitos corredores, principalmente os que têm agenda apertada e não podem intercalar os dias de treino com os de fortalecimento muscular.

O treinador Marcos Caetano, do Instituto Vita, tem uma boa notícia para esse grupo: “Não vejo problema algum em fazer musculação no mesmo dia da corrida, desde que as variáveis do treinamento sejam controladas. Temos que organizar o volume e intensidade da atividade secundária de modo que ela não concorra com a atividade principal daquela sessão”.

Como dividir o treino? 

- Se o objetivo é o ganho de potência aeróbia,  deve-se realizar o treino intenso de corrida primeiro e, ao final, o de fortalecimento (com volume e intensidade reduzidos).

- Quando a prioridade é o ganho de força e potência muscular, deve-se iniciar a sessão com o treinamento muscular de alta intensidade e, na sequência, fazer o trabalho de corrida com volume e intensidade reduzidos.

- Se o objetivo for hipertrofia muscular, uma boa sugestão é dividir os dias de treino da seguinte forma: corrida intensa no mesmo dia do fortalecimento de membros superiores e corrida leve no mesmo dia do fortalecimento de membros inferiores.

O treinamento de corrida concorre diretamente com o treinamento muscular, se o atleta não controlar o volume e as cargas de treino desses dois componentes, terá prejuízos na performance e maior risco de lesão, podendo levar ao overtraining.

Marcos também destaca a importância da orientação profissional na hora de montar a planilha de treinos: “O educador físico pode otimizar as sessões de treino para que não haja desperdício de tempo com exercícios inespecíficos para a corrida, além de saber a melhor forma de controlar as cargas de treinamento e o descanso entre os estímulos".

Fonte: www.thefinisher.com.br

Um comentário:

Thiago disse...

É interessante a idéia de intensificar aquilo que é seu objetivo: se quer performance, priorize a corrida, se quer "tunar o shape", priorize a musculação. Lógico que essa é uma referência e acho que também é importante usar o bom senso, levando em conta outros fatores também.
Por exemplo, tem dias que você acorda com muita energia, daí nem sente esforço em fazer musculação e corrida intensificadas no mesmo dia. E o inverso também pode ocorrer: ter um dia desgastante ou acumular cansaço do dia anterior e mal conseguir cumprir uma corridinha básica..