Quem sou eu

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para não ficar a pé

Sem tênis, Corredor não é Corredor. É como carro sem pneu, ou seja, fica a pé!
Apesar de não existir prazo de validade dos seus companheiros de corrida, é preciso se atentar a quilometragem somada a cada par de tênis, pois o desgaste pode te prejudicar.
Toda vez que seu treino mudar muito - aumento de quilometragem em preparação para uma corrida ou término de um longo ciclo de alta quilometragem - você precisa  trocar de tênis. Os tênis devem ser substituídos antes de ficarem gastos e, de modo geral, a vida útil dos tênis está entre 600 e 800 km. 
Veja três maneiras de identificar se o seu par de tênis perdeu a qualidade:
Dores nas pernas: se você sente uma leve dor nos pés ou nas pernas, inclusive se não houve mudança no treino ou a sensação de que está sentindo mais o solo do que deveria, é bem provável que a dor venha dos seus tênis.

Rasgos e desgastes visíveis: se a sola está desgastada até a altura da entressola, ou se a entressola está comprimida ou pregueada, significa que os tênis já passaram de sua vida útil.

Inclinação: quando os tênis não ficam retos quando colocados em pé demonstram que perderam a estrutura e não são mais capazes de protegê-lo de forma adequada. E se há inclinação para dentro ou para fora, é necessário substituí-los.
Os especialistas recomendam que se tenha pelo menos dois pares de tênis. Há várias vantagens em não ser fiel a um modelo só:



. Durabilidade - “Revezando-os, você irá conservá-los por mais tempo”, diz Ely Behar, representante da Brooks no Brasil. Até porque as borrachas e espumas têm vida útil.


. Resiliência - com dois pares, você dá tempo para o calçado descansar e recuperar suas propriedades de amortecimento. Se, mesmo assim, você quiser usar só um par, dê um descanso de 24 horas entre um treino e outro. Outra opção: na sua próxima compra, procure por modelos com alta resiliência, ou seja, que voltam rapidamente ao seu estado original após o uso.



. Versatilidade - “Revezar contribui para que seu pé tenha uma facilidade maior em se adaptar a novos modelos, não ficando ‘viciado’ sempre no mesmo”, aponta Christiano Coelho, gerente de marketing para corridas da Nike.




. Secagem - Alterná-los também é uma boa opção para quem corre duas vezes por dia ou fica com os tênis úmidos freqüentemente. Assim, cada par fica completamente seco.

Fonte: www.ativo.com e http://runnersworld.abril.com.br/materias/tenis/

Um comentário:

Thiago disse...

Esse post vem em boa hora: pensei em trocar meus tênis já laceados por algum de melhor performance, pra correr a São Silvestre, mas vou com o bom par de Rainha Refraction mesmo (eles ainda estão bons e pra treinar, acho os da Rainha ideais para os meus pés).
Vou deixar pra comprar um par de performance quando for retirar o kit da São Silvestre. Recomendo a quem estiver pensando em comprar tênis em breve a passar nos stands de vendas que eles fazem, geralmente na Abílio Soares. Lá rolam umas promoções interessantes (pena que só aceitam dinheiro).