Quem sou eu

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Barras de Cereal e de Energia


Inúmeras vezes somos surpreendidos pela fome repentina e muitos recorrem às barrinhas de cereal, que definitivamente caíram no gosto de milhares de pessoas. Por isso é importante saber um pouco mais sobre essa fonte de energia e compreender como ela pode ou não auxiliá-lo ao longo dos treinos, competições e na sua rotina.

Compostas predominantemente por carboidratos de rápida absorção, como a glicose e o mel, além de cereais como flocos de aveia, linhaça, quinua, farinha de trigo enriquecida, flocos de soja, de cevada, as barrinhas também levam em sua composição frutas e chocolate.

A inclusão de frutas além de dar sabor, agrega vitamina C ao produto, além de outros nutrientes importantes. Já o chocolate é fonte de antioxidantes e magnésio, importantes para a saúde cardiovascular. Vale dar preferência ao chocolate meio amargo ao invés do chocolate ao leite e do chocolate branco, por conta do cacau, que contém mais antioxidante ainda.

As barrinhas podem ser utilizadas, como as frutas e iogurte, para lanches como uma forma de variar a dieta. Além de serem práticas, ajudam na regularização do intestino, pois contêm fibras. Em média, essas barras possuem de 80 a 110 calorias, podendo substituir uma fruta ou uma fatia de pão light com requeijão light, por exemplo.

Mas não indica-se trocar sempre frutas por barras de cereais. O alimento in natura sempre deve ser priorizado, e não mais do que uma unidade ao dia delas para consumo. Não devem substituir refeições como almoço ou jantar, pois não são um alimento extremamente equilibrado em vitaminas, minerais e proteínas que é o que devem conter as principais refeições do dia. As barras entram mais como opção de lanches intermediários.

Fonte: www.ativo.com

Nenhum comentário: