Quem sou eu

domingo, 30 de dezembro de 2012

Menos foi Mais


Assim foi o meu ano na corrida. Foi menos: menos treino, menos pressão eu fiz em mim mesma, menos provas que em outros anos. Fiquei bem menos incomodada em priorizar outras coisas em determinados momentos e treinar menos. Fiquei menos ansiosa por ter que melhorar todas as minhas marcas em provas. Menos cobrança por ter desistido, ou talvez postergado, os planos de uma maratona. Até menos posts eu publiquei nesse blog. E menos foi mais.

Foi em 2012 que fiz meus melhores resultados na corrida. Melhorei em todas as distâncias: nos 5k, 10k, 16k e 21k.

Treinei menos que em 2011, ano em que, até então, havia feito minhas melhores marcas. Mas treinei com mais consciência, com mais maturidade, com mais cautela.

O receio de lesões, um ano muito demandante no trabalho e um MBA, me fizeram treinar menos. E melhor.

E eu precisava aprender isso! Que valem mais a qualidade e a minha consciência corporal e esportiva, que o volume de treino.

Estive ao lado de pessoas que foram puro incentivo e inspiração. Ao longo do ano, coisas e pessoas incríveis aconteceram na minha vida. E hoje eu sou um produto de tudo e todos.

Há 4 dias, em mais um treino ao redor do lago de 1 km de volta, no condomínio onde moro, meu local constante de treino nos últimos 3 anos, eu encontrei um casal caminhando. Assim como eu, eles são freqüentadores assíduos da pista do lago. Eu corro no sentido horário e eles caminham no anti-horário. Por isso nossos olhares se cruzam com freqüência enquanto corro, enquanto eles caminham. Eles têm cerca de 70 anos. Parecem unidos, saudáveis e cheios de vida. E nesse dia, por algumas vezes, quando cruzei com ele especificamente, percebi o olhar inquisidor de sempre. Como se quisesse me perguntar: “Mas por que você corre tanto, menina? O que você está buscando?”.

O olhar inquisidor dele me fez lembrar uma canção do U2 da qual gosto muito, que diz assim:

I've climbed the highest mountains
I've run through the fields
Only to be with you

I've run I have crawled
I've scaled
These city walls
Only to be with you

But I still haven't found
What I'm looking for

E voltando ao olhar inquisidor do meu vizinho anônimo, eu mesma me perguntei nesse dia: o que você realmente está buscando na corrida e na vida?

Para essa pergunta podem existir várias respostas. Eu busco as coisas da vida que me fazem bem, que me dão prazer, que me fazem mais feliz, que me tiram o medo de estagnar e me conformar, que me trazem saúde e plenitude, coisas que me fazem ser exemplo para minha filha e para as pessoas que amo.

E vou continuar buscando pra sempre, pois o desafio de ser uma pessoa cada vez melhor na minha vida, no esporte e no trabalho, me instiga e me move.

Mas se fosse eu a autora dessa música do U2, eu faria um ajuste na letra ao fazer uma reflexão de como foi 2012 para mim. Ao refletir sobre este ano, sobre tudo que fiz e sobre as pessoas com quem convivo e as que cruzaram meu caminho recentemente, eu reescreveria essa canção assim: “And I finally found what I was looking for”.

Aos meus queridos leitores deste blog, eu desejo um Feliz Ano TODO! Que estejamos juntos no Novo Ano. Com menos ou mais treino. Mas sempre mais completos e cheios de energia pela vida!

Obrigada pela companhia! Deus nos abençoe ainda mais em 2013!

10 comentários:

Juliana disse...

Rivis,
seu texto vem cheio de emoção como você mesma eh!
Eh muito bom ler os textos que voce escreve. E voce merece tudo que tem porque eh uma pessoa diferente!
Tenho saudade de voce em BH mas te acompanhar aqui me ajuda a matar a saudade.
Feliz ano novo para voce, continuo te acompanhando aqui e me inspirando em voce!!

Juliana

LEO disse...

Fantástico o post.
Vc corre e escreve com seu coração, deve ser por isso que tudo da certo pra você e você melhora tudo na corrida mesmo correndo menos.
Você é muito positiva e isso contamina seus posts.
Parabéns pelo 2012 que teve. As pessoas no seu redor tem muita sorte por estarem perto!
Beijos de feliz ano novo.

Frotinha disse...

Belíssimo texto passando a régua num ano cheio de glorias e conquistas, em todos os aspectos. Essa capacidade de escrever bem e emocionar não tem fim, né?! Me orgulho da sua amizade pela pessoa incrível que você é! Que 2013 seja ainda melhor!!! Parabéns, Rivis!!!

Anônimo disse...

Como disse o Frotinha, você é mesmo de uma capacidade sem fim de emocionar as pessoas!
Parece que coloca a sua emoção para fora e com naturalidade.
Esse blog é um achado. Me encontrei nele ao longo do ano, vi suas provas e ver agora esse apanhado geral de 2012 foi mais uma mostra da pessoa bacana que vc é.
Parabéns por tudo!
E obrigada por nos emocionar!

Laís

Anônimo disse...

Rivis, você pode ate escrever menos mas não deixe de escrever essas coisas bonitas que inspiram a gente.
Tem dias que estou sem qualquer motivação para treinar. E muitas vezes uso você de inspiração pra não desistir!
Foi demais o seu ano na corrida. Você é generosa, determinada, muito amiga e uma linda mulher por dentro e por fora!
Que venha 2013!

Sérgio

Paty Rebello disse...

Rivis, querida!
Ótimo balanço do ano que passou.
Belas palavras =)

Parabéns pelas inúmeras conquistas de 2012! Mulher guerreira, tenho muito orgulho de você, nossa musa inspiradora!

Beijinhos e desejos de um 2013 especial,

Paty

Anônimo disse...

Rivania, parabéns pelo texto e por sua completa entrega. Vc de fato é uma pessoa muita especial e que tem uma energia e determinação em viver dificl de ser encontrada.
Faça menos ou mais, mas faça com o coração e com a intensidade e entrega necessárias.
Vc consegue no seu dia a dia conciliar profissão, vida familiar e treino.
parabéns pela mulher fantásticaque vc é.

ETA

PV disse...

Nossa!!! Li só hoje, bem depois do ano novo. Não importa.
Sensacional! neste você extrapolou!
A lição de suas palavras é pra sempre.
E acho que vou demorar ainda pra chegar neste ponto.

Beijo,
PV

Gabriela Angeli disse...

Quando lhe disse que havia passado por aqui há algum tempo não estava mentindo. Li muitos textos do seu blog e nem havia percebido que a blogueira era justamente a moça bonita e educada lá da academia, que sempre admirei pela força delicada e por treinar com tanta paixão. Obrigada por toda a força que tem me dado e pelo incentivo, desde o dia em que você gentilmente me deu a dica de comprar o tênis para iniciar nesta jornada apaixonante! ;)

Anônimo disse...

Enfimmmmm vou comentar, Jesusss pelo celular não entra kkkkk

Rivis, tem mesmo que reinventar, td que é bom não pode ficar guardado. Você é sucesso e acho um máximo compartilhar suas experiências. Mesmo porque precisamos de muitos assuntos na "maca"
Que 2016 seja o ano do blog novamente!
beijos Manú