Quem sou eu

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Saia do Asfalto




Correr na esteira ou no asfalto, os pisos mais comuns, é indicado e muito eficaz. Mas o treino de corrida em diferentes terrenos – terra, grama, areia – traz inúmeros benefícios: tira você da rotina, varia o estímulo, melhora o rendimento e pode acelerar a perda de peso.

E mudar o ambiente de treino não é tarefa das mais difíceis. Se você está acostumado a correr no asfalto, por exemplo, não terá problemas na musculatura com a passagem para terrenos mais irregulares. Como as principais estruturas envolvidas no movimento da corrida já estão bem recrutadas, é possível trocar de solo sem medo. 

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a performance não seja muito alterada e para evitar acidentes e lesões. Quem corre há pouco tempo, deve começar pelos terrenos tradicionais. A maneira mais segura é começar com trotes na esteira, passar para a rua e só em seguida correr na grama plana e areia. Percursos com pedras e trilhas se solo misto devem ficar por último.

E do mesmo jeito que não é bom iniciar na prática da corrida em solos com desnível, abandonar de vez os pisos mais firmes e planos também mão é recomendado. Afinal, a esteira proporciona um ótimo amortecimento de impacto e o asfalto é ideal para treinos de velocidade.Correr sempre em superfícies mais macias como uma pista de atletismo ou a terra batida, pode alterar sua percepção de esforço e, na hora da prova, perde-se um pouco da noção de ritmo.

Portanto, o melhor é alternar as superfícies e aproveitar o que cada uma oferece de melhor. Correr na grama, por exemplo, proporciona baixo impacto, mas é preciso estar atento a buracos e tocos que podem estar escondidos no meio da vegetação. Se o percurso for confiável, vale a pena fazer rodagens curtas sem tênis, para fortalecer a musculatura dos pés.

A areia fofa também tem suas vantagens. Por ser instável e aderente, melhora a propriocepção, fortalece as estruturas do tornozelo e intensifica o trabalho muscular, recrutando a musculatura profunda e funcionando como um tipo de fortalecimento articular e muscular. 

O Perfil de Cada Terreno

CONCRETO – piso duro e de pior impacto, sobrecarrega as articulações.

ASFALTO – é muito parecido com o piso de concreto, mas menos rígido.

TERRA BATIDA – tem médio impacto, ótimo para pessoas com alto volume de treino.

GRAMA – de baixo impacto, muito bom para Corredores que estão se recuperando de lesões de sobrecarga.

AREIA FOFA – também de baixo impacto, porém proporciona instabilidade. Assim, exige treinos menos intensos.

PISTA DE ATLETISMO – mais flexível, agride menos as articulações. Para treinos com alta intensidade e baixo volume.

ESTEIRA – o equipamento tem amortecedor. Ótimo para iniciantes e treinos complementares.

Fonte: Revista WRun, agosto / setembro 2012 

Nenhum comentário: