Quem sou eu

sábado, 29 de dezembro de 2012

O melhor do Açúcar




Apesar de vilão se consumido em excesso, o açúcar pode ser inofensivo ao ser ingerido de maneira correta. O importante é consumir da melhor forma. Também é preciso lembrar que pães, bolos e tortas também contêm açúcar e não apenas as balas, brigadeiro ou chiclete. Ou seja, fugir pode não ser a melhor saída, mas sim consumir com moderação e não se jogar na primeira tentação.

O mel pode ser o mais indicado aos atletas, pois contém fonte de nutrientes ideais ao organismo. Além dos nutrientes importantes, o mel ajuda a alimentar as 'boas bactérias' intestinais, colaborando na absorção delas pelo intestino. 

O consumo diário de açúcar varia de acordo com a pessoa. As recomendações de carboidratos mudam muito, até para quem treina. As referências mais antigas preconizavam 60-70% de calorias da dieta vindas de carboidratos. Mas isso mudou e hoje deve-se balancear com o consumo de proteínas magras e gorduras saudáveis.

Evite o açúcar refinado e a versão não orgânica. O excesso de qualquer tipo de açúcar aumenta o risco de cáries, obesidade, hiperglicemia e diabetes, leva ao envelhecimento de pele, piora o aspecto da celulite e aumenta a formação de fungos no organismo.

Conheça mais sobre seis tipos de açúcar:

Refinado comum: como o próprio nome diz, é altamente refinado. É usado com aditivos quimicos quando a versão não é orgânica.

Demerara: é menos processado que o refinado. Não passa por tantos processos químicos e não chega a ser escuro e úmido como o mascavo. Costuma adoçar as preparações sem alterar sabor e nem cor.

De confeiteiro: é o açúcar refinado comum, só que mais fino. Muito usado em preparações de doces.

Mascavo: não passa pelo processo de refinamento. Por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais. É menos solúvel que os demais.

Cristal: caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Adoça menos por ser menos solúvel e, muitas vezes, é usado em maior quantidade para adoçar. Ideal mesmo para preparo de confeitos de doces.

Orgânico: obtido a partir da cana cultivada sem fertilizantes químicos. Possui características nutricionais semelhantes as do mascavo.

Fonte: www.ativo.com

Nenhum comentário: