Quem sou eu

domingo, 20 de março de 2011

Dicas que passam pelo estômago

Selecionei aqui alguns textos curtos que li nas últimas semanas em revistas e Internet, que podem servir de incentivo para uma maior disciplina na prática da corrida e na quantidade e qualidade da nossa alimentação diária.

1. Pesquisadores da Universidade de Campinas descobriram que a atividade física, além de queimar calorias, também é grande aliada no combate ao apetite, trazendo a sensação de saciedade. O estudo comprova que a atividade física trabalha como um mecanismo de estabilização do organismo, inibindo o apetite.
Quem está acima do peso desenvolve uma resistência no hipotálamo* aos hormônios insulina e leptinina, cujo papel é nos informar quando estamos saciados. Essa falta de sensibilidade se deve a uma inflamação causada pelo consumo excessivo de gordura. A atividade física reverte essa resistência, pois a contração dos músculos durante os exercícios libera uma proteína no sistema nervoso central que inibe a inflamação do hipotálamo.

* o hipotálamo é uma região do cérebro que controla a temperatura corporal, o apetite e o balanço de água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional.

2. 6,4 kg é o que um grupo de voluntários na Suécia ganhou em 4 semanas se alimentando de fast food e fazendo pouco ou nenhum exercício. Isso não seria surpresa, não fosse o fato de que 2 anos depois a gordura no corpo dos voluntários ainda fosse aparente. Nos 6 meses seguintes à experiência, eles perderam o peso adquirido mas o peso médio de cada um aumentou em 1,5 kg após 1 ano e 3 kg após 2 anos.
A conclusão é que mesmo um curto período de abuso alimentar pode mudar a fisiologia de uma pessoa. Não significa que VAI mudar... mas PODE mudar. Então vale a mais básica das regras: equilíbrio sempre!

3. É muito importante que você consuma carboidratos antes da corrida. Sendo seu treino no início ou no fim do dia, é o consumo de carboidratos de 40 a 60 mins antes do treino, que vai lhe garantir a energia necessária para a atividade física. Se não houver carboidrato disponível, seu corpo vai buscar uma outra reserva do seu corpo: sua massa magra (músculos). Isso vai te enfraquecer e aumentar a chance de lesões. Lembre-se que lesões te tiram da corrida!
Por isso, cerca de 1h antes do treino, coma uma banana com mel ou aveia, suco de frutas com biscoito sem recheio, pão, torradas ou qualquer outra fonte de carboidratos que lhe agradar. Só não treine em jejum. Isso não é sustentável no médio-longo prazo.

4. É normal não sentir fome depois da corrida, pois o corpo ainda está aquecido e o estímulo ao consumo de alimentos está reduzido. Ainda assim, ingerir carboidratos e proteínas de 1h a 1,5h depois da corrida, é fundamental. A atividade física intensa resulta em micro lesões nas fibras musculares. Durante o período de recuperação as fibras são "refeitas", ficando maiores e mais fortes para aguentar melhor o esforço. Para auxiliar a recuperação das fibras musculares é necessário oferecer ao organismo fontes de proteína e glicogênio.

Nenhum comentário: