Quem sou eu

segunda-feira, 7 de março de 2011

Treinamento Intervalado

Por que mesmo após meses ou anos treinando e com objetivos claros que são tão importantes para a evolução, o Corredor amador não consegue perceber clara melhoria de performance?

Muitos podem ser os fatores que impedem a evolução (alimentação, fadiga, lesões, etc). Um deles pode ser a ausência de uma periodização de treinamento com a inclusão de treinos intervalados.

O treinamento intervalado consiste em combinar estímulos de velocidade com estímulos de descanso (recuperação).

Na fisiologia muscular do atleta, o corpo está acostumado a correr em uma velocidade contínua e mais baixa, ou seja, o atleta está utilizando as fibras lentas. Nos treinos intervalados, o atleta utiliza uma velocidade maior do que está acostumado e passa a utilizar fibras de contração rápida. Com isso há um aumento na capacidade de gerar altos níveis de lactato sanguíneo. A aplicação de estímulos diferentes leva o organismo a adaptações mais rápidas e em níveis mais altos.

O lactato é produzido pelo organismo após a queima da glicose, para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio (metabolismo anaeróbico láctico). Em atividades físicas, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente. O organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato.

Alguns benefícios dos treinos intervalados:

·           Melhoria na capacidade de consumo de oxigênio ou VO2 máximo (VO2 máx é o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue “pegar” do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo;
·           Aumento no volume sistólico (quantidade de sangue bombeado pelo coração em uma contração do mesmo);
·           Redução da freqüência cardíaca em repouso;
·           Melhoria na performance da corrida;
·           Maior tolerância à fadiga muscular e dor muscular no treinamento contínuo.

O treinamento intervalado também aumenta a motivação. O atleta tem uma variação de velocidade e distância e com isso, o treinamento torna-se prazeroso, agradável e claramente mais eficaz.

O treinamento deve começar com uma base de corridas com pequenas distâncias e velocidades baixas, associado com um treinamento de musculação que enfatize o objetivo do atleta, ambos prescritos por um profissional de educação física. Com a evolução da aptidão física, o treinamento intervalado pode ser prescrito e, após algumas semanas, o atleta perceberá resultados significativos.


Eu faço e recomendo esses treinos intervalados. São essenciais se você quer progredir em velocidade e volume de treino. Mas tem que haver acompanhamento de um profissional de educação física, de preferência um Personal Trainer que vai se concentrar em você e conhecer seus objetivos o que te ajudará a reduzir a probabilidade de lesões.

2 comentários:

PAULO TAMBURRO. disse...

OLÁ RIVIS

SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

E CONFESSO QUE FIQUEI CANSADO SÓ DE LER SEU TEXTO CORRIDO!!!
(RS).

CONVIDO A DAR UMA PASSADINHA NO MEU BLOG DE HUMOR.

É DE HUMOR ...E DE GRAÇA!

UM ABRAÇÃO CARIOCA.

Rivania disse...

Oi Paulo!
Seja bem vindo ao blog e às minhas confissões!
Vou te seguir também, boas risadas garantidas! Se quiser, coloque seu email na página principal do meu blog prá receber email avisando de posts novos. Se preferir me mande seu email que cadastro você.
E venha correr conosco, já somos uma legião!!
Um abraço,
Rivis