Quem sou eu

terça-feira, 29 de março de 2011

A Musculação como sua aliada na Corrida

Há algum tempo venho procurando um texto simples e objetivo que consiga explicar a importância da musculação para Corredores que realmente querem levar a corrida a sério e evoluir nesta atividade. Textos existem vários por aí mas esse finalmente me pareceu convincente pois é bastante racional, daqueles que fazem mesmo sentido quando se lê!


Sei que já é difícil encontrar tempo para treinar e aí ainda vem um monte de gente dizendo que tem que fazer musculação também. Não tenho a resposta de como encaixar na sua rotina mas meu conselho é que "não paguem prá ver" se essa história de musculação para Corredores e Corredoras é importante mesmo. É importante sim e o preço será alto em algum tempo.


Eu mesma confesso que às vezes tropeço na disciplina da musculação e opto por apenas correr dias seguidos. Dizem que "a vingança vem a cavalo". Para mim, em alguns momentos, ela vem de avião após semanas sem musculação. E nem estou falando de lesões propriamente ditas, pois minhas pausas na musculação não são suficientes para eu me lesionar. Mas sinto clara e cruelmente, após algumas semanas sem musculação, a queda da minha performance aeróbica. E a explicação racional disso segue abaixo! 


Boa leitura!


Se a sua evolução ainda é modesta nos treinos de corrida, saiba que pode estar faltando treinamento de força muscular na sua rotina. A musculação é uma ferramenta importantíssima para o Corredor à medida que ajuda a minimizar problemas decorrentes da prática da atividade física.


A musculação ajuda a fortalecer a massa muscular, gerando maior qualidade de contração e proteção para o corpo. O trabalho muscular é responsável por atuar nas articulações, tendões e ligamentos do corpo. Todo esse conjunto se desenvolve de modo que não ocorra prejuízo para o organismo.


Com os exercícios de fortalecimento é possível aumentar a força de grupos musculares que servem como “acessórios” na corrida. Estes músculos vão equilibrar ou driblar algumas dificuldades ou mudanças de terrenos exigidas na corrida, como subidas, descidas ou condições climáticas. Assim, você terá maiores condições de lidar com os imprevistos, devido à resistência adquirida com a musculação.


Quando aumentamos a massa muscular (também conhecida como a massa magra) melhoramos a capacidade do músculo em armazenar energia e, conseqüentemente, há melhora na captação de oxigênio que, por sua vez, gera mecânica do movimento e melhor performance na corrida.  


O ideal é fazer musculação 2 ou 3 vezes por semana em sessões de 30 a 45 minutos. São recomendadas séries de resistência, onde as repetições são priorizadas para não sobrecarregar o Corredor com cargas, gerando maior trabalho da resistência anaeróbica do músculo. O resultado final será uma musculatura tonificada, resistente e forte.


Mas fique atento e não pegue muito pesado, pois isso deixará você mais vulnerável a lesões. A força protege seu corpo, mas o exagero é prejudicial.


E não é só porque você corre e utiliza muito as pernas, que basta fazer fortalecimento muscular apenas dos membros inferiores.


Tão importante quanto as pernas, treinar os membros superiores irá garantir uma melhor estabilidade articular, protegendo todos os músculos que sofrem com o impacto da corrida, além de ajudar a postura do seu corpo e aumentar sua resistência muscular.


Um abdome fortalecido melhora a postura e equilíbrio do Corredor. A musculatura peitoral e as costas também estão envolvidos na melhoria da performance pois atuam diretamente na técnica do movimento, economizando energia.


Portanto, encontre tempo para trabalhos de força muscular se você, além de correr, pretende melhorar sua performance e, principalmente, não se lesionar!

2 comentários:

Fred disse...

Bom dia Ri!
Só espero que não seja tarde demais, pros corredores amigos né...rsrs
Ah!
"DESCANSO" também é treino, viu SENHORES CORREDORES E CORREDORAS!
Bjs.

Rivania disse...

Fred,
também espero que não seja tarde demais para esses corredores teimosos que só querem saber do bônus da corrida se esquecendo do ônus das lesões!
Sabe aquele ditado "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"? Esse, muitas vezes, é o papel de profissionais da Educ. Física, não é? Eu já me convenci, juro! Só os 42 km dos quais falamos sempre é que ainda não... rsrs! Estou mais para 2 de 21km!
Bjo!