Quem sou eu

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Unhas de Corredores

Falar sobre unhas desperta o interesse da maioria dos Corredores. As unhas dos pés podem sofrer com o impacto promovido pelo tênis – sobretudo nas provas longas, nas quais o tempo de duração do atrito é maior. Enquanto você corre, o seu pé se move constantemente para frente e o atrito contínuo provoca danos na unha. 



Cuidados Básicos 
No caso da unha dos pés, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas, como a unha encravada e hematomas. Antes de tudo, elas devem ser bem cortadas de modo que não fiquem curtas demais, mas também não muito compridas. Em relação aos cantos, não tire demais ou deixe-os pontudos. O corte ideal deve acompanhar a anatomia dos dedos com a finalidade de evitar possíveis lesões. 


A saúde dos pés será assegurada se houver a chamada biocompatibilidade tegumentária, ou seja, uma compatibilidade entre o seu pé, o tênis e a palmilha. Isso dará mais estabilidade ao Corredor e, consequentemente, poderá suavizar o impacto nas unhas dos pés. Usar um tênis um número maior que seus calçados comuns pode suavizar o impacto sobre as unhas. Além disso, atenção com as meias, pois costuras de má qualidade podem gerar atrito nos dedos. E boas meias absorvem a umidade natural que aparece em seus pés.


Descolou? 
Corredores precisam conviver com o atrito que o tênis causa na unha dos pés e, por ser constante, pode desencadear o descolamento ou, até mesmo, a perda da unha. Levará de 12 a 18 meses para a unha crescer novamente. A pele ficará exposta e isso pode ser desconfortável. Se alguma parte da unha permanecer, não a arranque, pois a velha serve de suporte para a nova crescer e também protege o dedo da entrada de microrganismos.
O ideal é procurar imediatamente um podólogo, pois ele fará o desbastamento da unha e, se necessário, irá drená-la caso apareça algum hematoma. Como a unha fica oca por baixo e perde a aderência, a drenagem vai diminuir a dor. Quando surge algum hematoma após a corrida geralmente o local fica latejando. Ainda poder ser utilizado um antisséptico para impedir infecções ou o laser terapêutico, com ação antiinflamatória e cicatrizante.


Unha encravada
Corrida e unha encravada realmente não combinam. Por isso, antes de começar a atividade física é recomendável procurar um podólogo para tratá-la de forma adequada. Fazer uma podoprofilaxia poderá prevenir problemas como esse, já que é feita uma avaliação de âmbito postural, de posição dos dedos, de calçados e meias e do corte mais adequado a cada anatomia.


Fonte: Site da Revista WRun

Nenhum comentário: