Quem sou eu

quinta-feira, 28 de julho de 2011

E quem disse que correr envelhece?


Os sedentários vão ter que arrumar outra desculpa! Correr não envelhece, garantem novos estudos sobre o tema. Pelo contrário, exercícios têm efeito positivo para o organismo. O corpo humano não foi feito para ficar parado e a corrida traz energia, resistência, melhora o condicionamento cardíaco e imunológico. E ainda ajuda a emagrecer. Envelhecer é um processo inevitável. 

 

Ao respirar, geramos radicais livres, moléculas que oxidam as células do corpo. Durante a prática de exercícios, aumentamos a produção destas substâncias. Estudos indicam, porém, que os esportes também garantem uma maior produção de defesas antioxidantes, que vão atuar no combate aos radicais. “Correr não acelera o envelhecimento, pelo contrário, ajuda a envelhecer bem”, diz Mauro Vaisberg, do Hospital Samaritano de São Paulo, especialista em medicina esportiva.

Defensor de um treino leve, o médico condena o excesso: “O atleta que corre de maneira exagerada, várias maratonas em um ano, começa um processo de estresse oxidativo pelo esforço excessivo. O corpo acaba, então, não conseguindo tamponar estes radicais livres. As substâncias antioxidantes que o corpo produz e as que ingere acabam não sendo suficientes para compensar o desgaste”, explica.

 

Já professor de Educação Física, Alexandre Lima, é categórico: “Corrida não envelhece, não estraga a pele, não faz o peito murchar, não faz o bumbum cair. Pessoas saudáveis, que treinam de forma orientada são beneficiadas pela corrida.”

 

Para ele, o que ajuda a reforçar tais mitos é o fato das pessoas que correm serem mais magras, terem menos gordura corporal e possuírem uma aparência diferente em relação à maioria. Ele não vê problemas em executar exercícios de corrida mais intensos, mas é importante que o Corredor tenha um treinador, um nutricionista e um médico.
Ele ressalta que o envelhecimento precoce pode acontecer em casos de atletas profissionais que tenham um treinamento muito intenso, que fiquem expostos ao ar livre, sofrendo a ação do sol e da poluição por muitos anos. Mas mesmo assim, para ele, há opções de filtros solares e roupas esportivas próprias. Ter uma alimentação saudável, comer pouca carne vermelha e muita verdura é fundamental.
Fonte: O Globo

2 comentários:

Jose Julio disse...

Engraçado, comecei a correr justamente porque queria ficar velho...
No caminho que eu ia a velhice era um sonho impossível! Aos 45 anos, sedentário, obeso, hipertenso, com a glicose em 115, colesterol sob controle com estatinas, as maiores chances eram de não chegar aos 60...
Agora aos 47, 3 maratonas depois, correndo 3 dias por semana, nadando outros 2, pressão normal sem medicamentos, glicose 92, pesando 30kg a menos SEM ter feito nenhuma cirurgia bariátrica, escrevo no blog " correndoparaenvelhecerbem.blogspot.com "
Quero mais é ficar bem velho!!!

Rivania disse...

Jose Julio,
que poesia o seu depoimento! E que delícia seu blog, muito bom o depoimento da maratona do Rio. De arrepiar!

Histórias como a sua me enchem de inspiração, me fazem querer correr mais e melhor. Pra que? Pra ter melhores 50 ou 60 anos do que se eu fosse uma sedentária. No fundo, no fundo, meu objetivo é esse também.
Engana-se quem achar que quero ganhar uma prova. Como você, quero saúde e vida. E quero inspirar outros a fazer o mesmo. A evolução e persistencia dos meus amigos é parte do meu combustível.

Obrigada pela sua visita ao meu blog, vou te acompanhar no seu.
E obrigada acima de tudo, pela reflexão!

Sem pedir sua permissão prévia, vou divulgar essa sua "poesia" e seu blog em um post do meu blog. E é agora mesmo que farei isso!

Abraço.