Quem sou eu

sábado, 6 de agosto de 2011

Benefícios da Variação de Terreno

Variar os terrenos na corrida pode trazer diversos benefícios. Saiba os prós e os contras de cada um e os mais indicados para os atletas
O que os corredores mais buscam na corrida é, normalmente, uma melhor performance. E a busca por desempenho é ainda mais prazerosa quando aliada a algo que tire o atleta da rotina de treinos. Por isso, a mudança de piso na hora de correr está se tornando cada vez mais freqüente, já que muitos perceberam seus benefícios.

Areia, grama, esteira e asfalto. Esses são os principais pisos que os profissionais da corrida indicam para que os corredores consigam fortalecimento dos músculos e uma contribuição para a diminuição de lesões. “Além da descontração que é correr em um terreno diferente, as variações de piso são de extrema importância para uma melhor performance, já que os músculos serão trabalhados de maneiras diferentes. Mas essa prática tem que ser consciente e os treinamentos em pisos diferentes devem acontecer apenas uma vez por semana”, explica Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva.
Conheça aqui os diferentes terrenos para treinos e respectivos prós e contras:
Grama
Prós – A grama é um dos locais mais apropriados para quem gosta de correr, já que oferece um menor impacto ao corredor, não exigindo tanto dos pés e evitando lesões.
Contras – Pode ser difícil encontrar um local apropriado para sua prática, já que buracos e variações na terra, comuns neste terreno, devem ser evitados pois podem causar tombos e torções.
Areia
Prós – Bastante indicada para os treinos de tiros. Neste piso, o impacto das passadas é muito absorvido, além de proporcionar melhora na resistência dos tendões e na panturrilha. Treinos em areia fofa são indicados para o trabalho de resistência.
Contras – É considerado um treino pesado, podendo trazer um grande desgaste físico. A areia fofa pode trazer grandes benefícios para os corredores, mas caso o treinamento neste terreno seja realizado por um tempo excessivo pode resultar em lesões.
Asfalto
Prós – Velho parceiro dos corredores, o asfalto é o terreno com o maior número de praticantes, já que a grande maioria das provas é realizada nele. Neste piso, são indicados os treinamentos de velocidade, já que a reação é melhor. Nele há também um aumento da resistência.
Contra – O impacto é grande e, quem corre somente neste piso, pode sofrer mais com lesões.
Esteira
Prós – Nela é possível controlar a velocidade e o tempo do treinamento. Além disso, o atleta terá um impacto bem menor que no asfalto.
Contras – É bem diferente da corrida no asfalto, já que na esteira você salta, e não faz o esforço para ir em frente. Inclinando o aparelho em 2% pode-se ter uma prática mais semelhante ao asfalto.
Concreto
Contém um maior impacto que nos outros terrenos. A prática da corrida deve ser totalmente evitada neste piso, já que pode gerar muitas lesões e poucos benefícios.
Mais uma vez, a grande recomendação é variar para colher os benefícios de cada tipo de treino. Mas mais importante que isso, é ser orientado por um profissional de Educação Física para se proteger de excessos e lesões.
Fonte: Site acerteotreino.com.br

Nenhum comentário: