Quem sou eu

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novos Rumos



VOCÊ TREINA MAS NÃO EVOLUI? DÊ UM UPGRADE  NO CONDICIONAMENTO E NA VELOCIDADE

A rotina desenvolve os Corredores. Ela é importante porque a evolução na corrida depende de consistência nos treinamentos - não importa se você corre para emagrecer ou para ser o primeiro em uma prova. Mas a rotina não pode virar estagnação.

Conforme o tempo passa e você faz o mesmo percurso ou realiza sempre os mesmos treinos, você pode parar de evoluir. Para sair da zona de conforto, é preciso ter energia física e mental. E cruzar a linha de chegada com um tempo melhor faz com que o esforço valha a pena.

Algumas dicas para oxigenar seus treinos!

# A Velha Rotina de... SEMPRE OS MESMOS TREINOS
   Nova Estratégia é...
   Faça ajustes semanais se beneficiando de uma mistura de treino de velocidade, tempos runs (treinos de ritmo) e corridas longas. O corpo leva de 3 a 4 semanas para se adaptar a uma rotina. Exemplo: se numa semana você fez 4 tiros de 1km, faça o dobro de tiros de 500 metros em ritmo parecido da próxima vez.

# A Velha Rotina de... CORRER, CORRER E CORRER MAIS UM POUCO
   Nova Estratégia é...
   Tire "licenças" da corrida por ano. Treinar demais pode enfraquecer recursos físicos e mentais. Tire férias da corrida duas vezes por ano após uma grande prova ou quando estiver se sentindo esgotado e mal-humorado. Esses afastamentos devem ser de 1 semana a 1 mês. Enquanto durarem, corra quando tiver vontade e com menos intensidade.

# A Velha Rotina de... CORRER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
    Nova Estratégia é...
   Corra como uma tartaruga de vez em quando. Assim você ganha preparo físico enquanto se recupera dos exercícios. Em outras palavras, seu próximo treino só será intenso se você se recuperou bem do treino anterior. Após uma prova ou sessão intensa, faça 1 ou 2 dias de corrida leve.

# A Velha Rotina de... CAMINHAR NOS TRECHOS MAIS DIFÍCEIS
   Nova Estratégia é...
   Enfrente os grandes desafios. A maioria das pessoas duvida da própria capacidade quando acha que já cruzou o limite. É uma reação natural ligada à necessidade do corpo de preservar energia. Mas você pode superar momentos mais difíceis incluindo um treino de velocidade em sua programação. Faça de 3 a 16 tiros (dependendo de sua meta) de 200 a 400 metros. Mantenha um ritmo consistente. No último tiro, corra até o limite máximo de sua capacidade, ensinando-se a superar o desconforto.

# A Velha Rotina de... TREINAR PRÁ VALER E... PARAR DE CORRER
    Nova Estratégia é...
   Cultive a consistência. Os iniciantes e os que estão voltando de um período de afastamento se encrencam ao exagerar nos treinos quando voltam. Comece correndo devagar distâncias curtas e misture com cross training (natação, ciclismo, musculação). A variedade manterá corpo e mente ativos. E evite exageros: não aumente a quilometragem em relação à semana anterior em mais de 10% e a cada 5 semanas reduza a rodagem em 10 a 20% para se recuperar.

Em resumo? Varie seus treinos, corra eventualmente numa zona de desconforto e permita-se descansar!

Fonte: Revista Runners World - maio 2011

2 comentários:

Glaucia.Vilasboas disse...

nossa Rivis, este post chegou na hora exata... preciso variar para melhorar!!! lição aprendida... bj

Rivania disse...

Glau,
o segredo que não é segredo nenhum, é mesmo variar! Não tenhamos dúvidas mesmo. Tem umas dicas boas no post e na academia podem te sugerir outras varações também.
E dá-lhe nossa subidinha no Taquaral! Aquela variação é show!
Beijo!
Rivis