Quem sou eu

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Correr é Moda?

Vez ou outra alguém me diz que correr é moda. Coisa passageira. Que a maioria fala que corre porque é chique e que agrega valor à imagem. Dá status. Mas seria mesmo este o principal motivador da maioria dos corredores?

Um dia destes cheguei às 6h10h no Ibirapuera para treinar o meu grupo. Fazia absurdos 6ºC e ventava muito, mas o estacionamento já estava cheio e muita gente corria naquela condição adversa, onde permanecer na cama e tomar um chocolate quente parecia ser uma opção mais tentadora.

Então pensei comigo: “Que raio de moda é esta que consegue arrancar o povo da cama de madrugada, para encarar esta temperatura e depois ir trabalhar feliz? Que moda é esta que leva o cidadão a vestir um short e correr no frio após um dia bem tenso de trabalho? Será que estas pessoas que dizem que correr é moda têm alguma idéia dos benefícios físicos, mentais e espirituais que obtemos com nossa corrida diária, mesmo que nós mortais corredores estejamos imensamente distantes da velocidade dos atletas olímpicos?

Correr faz:

- diminuir o colesterol ruim (LDL)
- aumentar o colesterol bom (HDL)
- diminuir a pressão arterial e o número de batimentos cardíacos por minuto, tornando o coração mais eficiente.
Faz ainda a pessoa perder peso, desde que não coma muito mais do que o normal, achando que por correr pode comer feito um leão. Faz a taxa de açúcar no sangue ficar mais equilibrada. A musculatura ficar com melhor tônus, os ossos mais fortesMelhora a oxigenação cerebral, melhorando a capacidade de raciocínio Deixa a pessoa menos estressada. 

Além disso, estimula as funções hormonais, fazendo a pessoa ficar bem mais disposta para a vida e por tanto, mais produtiva em tudo o que faz. Amplia a rede de relacionamentos, podendo facilitar uma melhor colocação no mercado de trabalho, um bom negócio, um namoro, casamento e por aí vai. 



Correr melhora a auto-estima, já que além de adquirir um corpo mais esguio e com menor taxa de gordura, com os treinos e provas o indivíduo fica mais persistente e sabe que é capaz de superar barreiras até então inimagináveis. Enfim, são diversos os benefícios que vão muito além da possibilidade, que para a maioria é remota, de ser o primeiro, segundo ou terceiro colocado em uma prova.

O número de corridas de rua oficiais em São Paulo cresceu de 11 para 287 em 10 anos. O número de inscritos subiu de 146.022 em 2004 para 416.210 em 2010. Que moda é esta que cresce em percentuais tão significativos? E que moda é esta que teve seu boom no Brasil há 30 anos e continua crescendo?

Quando cursava o colegial, lembro-me que era moda ser surfista. Os surfistas faziam sucesso entre as garotas e as lojas de Surf Wear viviam lotadas. O tempo passou, muita gente deixou de pegar, de tentar pegar ou de fingir que pegava onda, mas hoje vou à praia em pleno inverno e vejo um monte de “loucos” dentro do mar com suas pranchas, passando o dia inteiro dentro daquela água para lá de fria, esperando muitas vezes por horas, uma onda ou outra que os permita o enorme prazer de surfar. Tenho amigos que já foram ao Peru, Austrália e a tantos outros lugares do mundo, investindo pesado financeiramente e deixando muitas outras coisas importantes de lado por um período, na procura pelas melhores ondas. Passou a moda e ficou o estilo de vida.

Para o surf é necessário uma prancha e ao menos mínimas ondas. Para correr, apenas um bom tênis, uma boa orientação para não se machucar e disposição, pois até preso por 2 meses dentro de uma mina de carvão, o corredor chileno Edson Pena fazia seus 10 km diários!

Assim como aconteceu com os surfistas, os que correm por moda, ou gostarão e não pararão mais, ou realmente procurarão outra atividade, mas aposto que será uma minoria. Assim como os surfistas são considerados loucos pelos que não fazem parte de suas tribos, nós corredores também somos pelos que não fazem parte da nossa. Para estes, correr pode parecer mais uma moda. Para nós é um estilo de vida. Uma coisa que pode contaminar e não haver mais nada no mundo que consiga nos separar dela. Um amor misturado com paixão. Um prazer que faz nossos dias muito melhores e nossas vidas muito mais felizes.



Se correr é moda, que desfilemos cada vez mais nossos tênis, nossas roupas, nossos corpos e sorrisos pelas ruas, avenidas, praças, campos e parques de nossa cidade e do mundo!


Fonte: Texto do Prof. Nelson Evêncio - Site WebRun

Nenhum comentário: