Quem sou eu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Não basta ser magro, tem que ser saudável



O texto a seguir é bom para alertar que "peso ideal" nem sempre é certeza de saúde. E para aqueles que praticam a corrida ou qualquer outra atividade aeróbica de alta intensidade, a qualidade do peso é fundamental para uma boa performance e menor risco de lesões. 
Isto quer dizer que uma ótima relação entre gordura corporal e massa magra (músculos) faz mesmo a diferença.


"Há quanto tempo você não mede sua pressão arterial? Há quanto tempo não realiza um hemograma (aquele exame de sangue simples) para ver como andam seus níveis de triglicérides (as gorduras existentes no sangue) e seu colesterol (tipo de gordura encontrada naturalmente no organismo, fundamental para seu bom funcionamento)?

Muita gente acha que estar magro é estar saudável e longe de qualquer mal. Daí não dá a mínima para médicos e exames que ajudam a monitorar a saúde. O que essas pessoas não imaginam é que doenças silenciosas - como aterosclerose, hipertensão, diabetes - podem estar à espreita.

O magro sedentário, acredite, pode ter colesterol e triglicérides elevados e pressão alterada, correndo sérios riscos cardiovasculares. Assim como aqueles magros que dizem ter apenas aquela "barriguinha de chope", sem se dar conta de que o acúmulo de gordura na região do abdome representa risco coronariano extremamente alto porque está relacionado a aumento do chamado colesterol ruim (LDL) no organismo. E existe ainda o falso magro, aquele que por baixo da camisa tem um corpo razoável, mas sua porcentagem de gordura é alta e índice de massa muscular baixo. A bomba relógio se arma quando essa turma fica deitada sob um sol em esplendor, imaginando que tudo vai bem. Inúmeras vezes encontramos pessoas com sobrepeso que apresentam exames clínicos muito mais equilibrados que certos magros.

Todos precisam estar atentos ao monitoramento da saúde, mesmo sem sintomas aparentes de doença. E investir, é claro, em um estilo de vida de qualidade, o que inclui alimentação balanceada e atividade física realizada de forma contínua, que regulam e acabam diminuindo riscos de alteração nos exames.

Magrinho(a), olho aberto!"

Texto: Marcos Paulo Reis - site Desafio Pharmaton


Nenhum comentário: