Quem sou eu

domingo, 28 de agosto de 2011

Olhar para a Frente

Se manter olhando para a frente na corrida é mais do que simplesmente saber para onde se está indo. É comum em competições ou treinos longos e intensos sentirmos um cansaço generalizado, que começa com a sensação de peso nas coxas e panturrilhas, seguindo para costas, abdome, ombos, braços e pescoço. Dessa forma, passamos a correr olhando para o chão e contando os passos, não vendo a hora de parar.

Fisiologicamente, todos esses acontecimentos são resultado da instalação da fadiga, que pode afetar o funcionamento integral dos músculos e conduzir o corredor a um estado em que ele não consegue mais sustentar a velocidade e a qualidade do movimento.

Há 2 hipóteses mais utilizadas para explicar esse fenômeno:

1. Do ponto de vista metabólico, a fadiga ocorre devido à diminuição dos substratos energéticos, como as reservas de glicogênio, importantes na geração de energia para a contração muscular.

2. Sob o aspecto neural, a sensação de extremo cansaço é provocada pela redução dos impulsos nervosos do cérebro para os músculos e isso gera uma deficiência na sincronização do recrutamento de unidades motoras.

Ambos os fatores influenciam diretamente na contração muscular, que é essencial para o movimento. Geralmente, nos preocupamos em exercitar as estruturas inferiores (quadril, coxas e pernas) e nos esquecemos dos membros superiores. No entanto, muitas vezes, os músculos do pescoço, dos ombros e das costas experimentam uma situação de fadiga antes dos membros inferiores. O resultado disso é a inclinação da cabeça, dos ombros e do tronco, tornando inevitável não olhar para o chão. A inclinação desses segmentos afetará a amplitude de movimento dos quadris, joelhos e tornozelos, fazendo com que o corredor comece a dar passadas mais curtas e descoordenadas. Para que isso não aconteça, fiquei atento e...

1. Durante a corrida, sempre mantenha a postura ereta, olhando para a frente. Se não for possível sustentar essa posição, é o momento de parar ou diminuir o ritmo.

2. Treinos de força para os membros superiores são tão fundamentais quanto a tonificação de membros inferiores. Os exercícios coordenativos (educativos) também são essenciais para uma postura correta.

3. Lembre-se do grito de comando: "Peito estufado, barriga para dentro e olhando para a frente!". Ele é eficiente para conquistarmos uma corrida mais coordenada e eficiente.

Fonte: Revista WRun - agosto/setembro 2011 


Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentes dicas!!!! Seu blog está 10!!!!!!!! Parabéns mana!!!
Clíntia