Quem sou eu

sábado, 5 de novembro de 2011

A Origem dos 42,195 km

Há poucos anos aprendi de onde vem o termo Maratona. E também qual a origem ou a explicação da específica distância de 42,195 km que caracteriza uma prova dessas.
A história é curiosa. É antiga. É de reconhecimento. Se é totalmente verdadeira, na sua íntegra, não se sabe. Há controvérsias. Mas é no mínimo intrigante. 
Verdade ou não, essa história de Maratona povoa os sonhos e os planos de milhares, milhões de Corredores mundo afora.
Para hoje, neste blog, um pouco de História através da história da Maratona!

A maratona lendária

No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violentariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matar seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.
Os gregos ganharam a batalha, mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "vencemos", e caiu morto pelo esforço.
No entanto, Heródoto conta que, na realidade, Filípides foi enviado antes da batalha a Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, e que tivera de correr 240 km em 2 dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os persas.
Seja como for, cerca de 2400 anos mais tarde, em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova cuja distância era de 40 km, mas que desde 1908 está estipulada em 42,195 km.


Maratonas desportivas

Em 1896, a distância a ser percorrida era de cerca de quarenta quilômetros, a mesma que separava Maratona de Atenas. O grego Spiridon Louis foi o primeiro campeão olímpico de maratona. Na edição de Estocolmo 1912, o português Francisco Lázaro morreu durante a prova.
Nos Jogos de 1948 em Londres, a distância da maratona olímpica foi estabelecida. Até aí, a distância era variável, embora sempre próxima dos quarenta quilômetros. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Palácio de Windsor, o comitê organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que permanece até hoje.
A mais antiga maratona anual do mundo é a Maratona de Boston (EUA), disputada em todo feriado do Dia do Patriota, na terceira segunda-feira de abril, desde 1897. 
As maiores maratonas mundiais constituem o circuito World Marathon Majors (WMM), estabelecendo um prêmio no valor de um milhão de dólares para o melhor classificado feminino e masculino, no final da temporada.
Pertencem ao WMM as maratonas de Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. 
Atualmente, o recorde mundial pertence ao queniano Patrick Makau, que no dia 29 de Setembro de 2011, em Berlim, estabeleceu o tempo de 2h 03m 38s.
A primeira prova oficial de maratona feminina foi nos Campeonatos da Europa de Atletismo em Atenas 1982, prova ganha pala atleta Rosa Mota. 
A maratona feminina foi introduzida nos Jogos de Los Angeles em 1984. A portuguesa Rosa Mota ganhou a medalha de bronze e, quatro anos depois em Seul, alcançou a medalha de ouro.
Uma prática comum durante as competições de maratona é a participação de corredores conhecidos como pacesetters, 'ou coelhos', em português. A função deles é servir de guia para os demais competidores, o que acirra a competição e facilita a obtenção de recordes. Esta prática, entretanto, é usada apenas em maratonas anuais pelas cidades do mundo que têm grandes patrocínios e pagam grandes prêmios em dinheiro e, geralmente, no intuito de perseguir melhores tempos. Nas maratonas oficiais da IAAF e do COI, não existe este tipo de corredor contratado.

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

Rodrigo Fonseca disse...

Os 42k são fascinantes, é difícil ver algum corredor não falar com paixão por ter completado uma maratona. O desafio nos espera em Buenos Aires!!!

Fernando disse...

Bacana demais, nem fazia ideia que a história vinha dai!
E gostei do trocadilho, História da história da Maratona!
E poe história aí.
Beijos.
Fernando

Ale Vasoncelos disse...

Pensar q há tantos anos nao existia tanta tecnologia de tênis, gel, frequencimetro, suplementacao, e os caras na Grécia já corriam maratona!! A coisa era maus empírica mesmo.
Gostei da cultura esportiva no blog!
Beijocas!
Ale

Carlos disse...

Maratona... Sonho distante demais pra mim. Será que um dia chego lá?
Primeiro tenho que passar pelas meias... Quem sabe!

Carlos