Quem sou eu

sábado, 24 de dezembro de 2011

Fim do ano combina sim com atividade física!


Aproxima-se o fim do ano e com ele as confraternizações, Happy Hours, festas, férias, oportunidade de passar mais tempo com a família. É possível combinar tudo isso com pequena perda de rendimento na sua atividade física!
Manter a forma durante as férias é um desafio para quem pratica atividade física. Mas, com alguns minutos por dia, é possível se livrar da culpa sem atrapalhar o merecido período de descanso. Procurar atividades físicas recreativas é uma opção. Jogar futebol ou frescobol na praia, nadar no clube, caminhar em parques evitam a perda do condicionamento. O ideal é fazer o que gosta e dá prazer, porém, é importante praticar exercícios de acordo com o preparo físico de cada um.
Substitua as aulas de academia por práticas feitas ao ar livre, pois o importante é manter a regularidade para não perder a forma e a resistência física adquiridas durante o ano. Reduza o volume de treinos de corrida, por exemplo, para sobrar mais tempo para as demais atividades do dia. Se você corre 40 mins, 4 vezes por semana, corra apenas 25 mins. Mas não pare completamente!

Para quem vai ficar na cidade, existe a opção de usar as ciclovias. Quem estiver na praia, pode fazer atividades recreativas, como, vôlei, caminhada pelo calçadão ou pela areia. E para quem estiver no campo existem as atividades dos hotéis fazenda, como trilhas, jogos, entre outros.
Há os que acham que atividades aeróbias, como corridas e caminhadas, são insuficientes, mas há exercícios de fortalecimento muscular que podem ser praticados em qualquer lugar. As únicas exigências são roupas leves e disposição. Pesos e caneleiras ajudam também. É possível fazer abdominais, flexões e agachamentos respeitando o volume de atividade praticado normalmente. Em alguns lugares é possível encontrar instrumentos que ajudam nos exercícios, como as barras presentes em muitas praias e parques.
Só não vale parar de vez, pois a volta à rotina de treinos pode ser mais sofrida. Manter seu corpo ativo nessa época vai fazer bem para o seu corpo, mas melhor ainda para sua cabeça!
Bons treinos e boas festas!

4 comentários:

Ana disse...

Rivis,
Seu blog tem sido uma fonte de inspiração. Hj foi mais uma prova disso: já tinha desistido de treinar pois nao queria correr quase 1 hora. Mas aí li esse texto! E quem disse q tinha q correr 1 h??? Muito menos desistir da corrida! Corri 20 minutos feliz por nao ter desistido!!!
E parei com vontade de correr outros 20!
Obrigada e feliz Natal pra você. Conto com seu incentivo em 2012!!!
Beijoes!!
Ana Carolina

Rodrigo Fonseca disse...

Rivis, você é mesmo incansável!!! aqui nesse blog, moleza e preguiça passam longe! amanhã cedo, tô lá no Ibira queimando as calorias extras da ceia! Um feliz Natal prá vc, Malu e Henrique, e um 2012 de muitos recordes e quilômetros (e nada de lesões)!!!
Bjos

Rivania disse...

Aehh, Ro!! Isso mesmo, nada de "relaxo" no fim de ano!
Senão depois vem a conta alta em Janeiro com mais peso e menos disposição para os treinos!
Hj tb já cumpri a tarefa do dia, encarando 8km cedinho!
Obrigada pelo carinho de Setembro pra ca, qdo nos conhecemos.
Um 2012 de muitos kms pra nos!!
Beijao!
Rivis

Rivania disse...

Ana,
Alegria pura ao ler sua msg!
Persista sim, treine sempre! Qdo estiver para desistir de um treino, lembre-se da sensação pos treino... Tenho certeza que sairá em busca do tênis na mesma hora!!
Um bjo.
Rivis