Quem sou eu

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Além das Baias


Nas provas de rua mais organizadas, é muito comum que os Corredores sejam segregados na largada, por Baias de Ritmo. Para isso, na retirada do kit, os Corredores recebem uma pulseira de pulso condizente com o tempo que comprovaram ter atingido numa prova anterior, no site de inscrição da prova em questão.

Isso é bom para quem corre mais rápido. É bom para quem corre mais lento, pois o risco de uma pessoa dessas ser atropelada na largada pelos apressadinhos, é muito menor.

O texto abaixo não divide os Corredores por ritmo ou pace. Mas tenta dividí-los por cluster, de acordo com as características principais de grupos pré-definidos.

Obviamente essa divisão está longe de ser certa. Mas a achei divertida! Me reconheci em um dos grupos dada a característica principal do mesmo, mas também vi alguma característica minha descrita no perfil de outro grupo.

No fim do texto, o autor vai lhe perguntar em que grupo você se reconhece. E aí vez é sua de fazer uma auto reflexão do que te move na corrida.




É cada vez maior a preocupação dos treinadores, sites, revistas, organizadores de eventos, agências de publicidade, marketing esportivo e demais setores do mercado de corrida, em tentar descobrir o que exatamente move Corredores. Sabem que, com isso, fica muito mais seguro direcionar as estratégias e investimentos em um setor que movimenta cada vez mais cifras relevantes e que ainda tem muito a crescer e ser explorado.

Mas para descobrir isso, antes de tudo é importante entender que esta tribo é composta por diversos perfis e que, na maioria das vezes, pensam e possuem desejos diferentes. Não adianta criar estratégias sem conhecer estes perfis e sem definir qual ou quais destes grupos de Corredores você pretende atingir.

Mas é possível dividir ou “clusterizar” os Corredores de acordo com características comuns entre eles?

A seguir uma proposta de divisão de Corredores em 4 grupos:

Profissionais ou Elite
Grupo que normalmente compõe cerca de 1% a 3% dos inscritos nas provas de rua e que vivem ou esforçam-se para viver somente da corrida. Pessoas geralmente privilegiadas geneticamente e que têm por objetivos principais viver do que ganham nas provas e/ou patrocinadores, ganhar ou sempre chegar entre os primeiros colocados, melhorar suas marcas pessoais e representar seus clubes e seu país em grandes competições nacionais e internacionais.

Para isso treinam arduamente e têm o esporte como prioridade em suas vidas. Gostam de ser respeitados e de ter seus esforços reconhecidos, principalmente pelos organizadores de eventos, mas não tem muita ou nenhuma preocupação com camiseta, medalha, kit e demais brindes. São grandes consumidores de produtos esportivos e os encaram como equipamentos de trabalho. Infelizmente nem todos os atletas profissionais possuem equipamentos e infra-estrutura necessárias para atingirem seu potencial máximo.

Amadores Competitivos
São aqueles corredores que correm bem, que não vivem da corrida, mas que priorizam recordes pessoais e as disputas nas categorias. Buscam sempre melhorar seus tempos e treinar cada vez mais forte. Disputam com os colegas de treino, com os de suas faixas etárias, mas, principalmente, com eles próprios. Dificilmente conformam-se em não diminuir segundos ou minutos em treinos e, principalmente, em provas. Ficam de mau humor quando não correm e quando não conseguem atingir seus objetivos, mesmo que seja por alguns míseros segundos.

Não costumam ter medo da chuva, do calor ou do frio. Seus maiores temores são ficar sem correr por algum motivo e estacionarem ou piorarem seus desempenhos. Alguns os chamam de “corredores de verdade”. Mais justo seria chamá-los de Competitivos. São grandes consumidores dos produtos direcionados à corrida, principalmente aqueles que prometem auxiliá-los nesta constante luta contra o cronômetro.

Apaixonados
Pessoas que muitas vezes nem gostam de competir, que nem sempre possuem biótipo favorável à corrida, mas que dificilmente faltam aos treinos, faça chuva ou frio. São aqueles que curtem o correr simplesmente por correr. Querem sim ir mais longe e talvez mais rápido, mas nem sempre é esse o principal motivo que os faz correr.

Preocupam-se com a estética, mas o prazer de correr é sempre o que mais importa. Também costumam ficar de mau humor quando não correm e encaram os treinos mesmo cansados, pois vale tudo para satisfazer a paixão de correr. Alguns gostam de participar de provas, tantas quanto forem possíveis e outros gostam de poucas e boas provas. Preferem participar dos eventos que lhes proporcionem uma ótima viagem e, independente do resultado obtido, costumam orgulhar-se de falar delas. São disparados os maiores consumidores dos produtos esportivos. Buscam e compram os de melhor qualidade e, de preferência, os que também sejam bonitos. Colecionam tênis e na dúvida entre comprar um sapato e um tênis, optam pela segunda opção.

Turistas e/ou Exibicionistas
Não costumam freqüentar muito os treinos, normalmente só nas semanas que antecedem alguma prova ou na seguinte, para poderem compartilhar suas histórias. Gostam de dizer que são Corredores e correm mais por status. Costumam ser os mais críticos com relação às provas, os kits e tudo aquilo que os eventos oferecem, afinal, alguém tem que levar a culpa de suas performances incompatíveis com seus desejos e mais compatíveis com seus poucos treinos.

São o grande temor dos treinadores, pois correm o risco de se machucarem pela falta de treinos. Estão sempre parando e voltando a treinar, no limar entre se tornarem Corredores de fato ou buscarem uma nova modalidade e sumirem. Compram tudo quanto é equipamento que os identifique como corredores, principalmente os lançamentos, mas dificilmente os utilizam ou exploram todos os seus benefícios. Gostam de usar tênis bacanas e tecnológicos, mas normalmente não compram muitos, já que os usam pouco.


Enfim, a maioria dos Corredores se encaixa facilmente em uma categoria, porém com uma pequena ou grande inclinação para outra. A pessoa pode ser apaixonada pela corrida, mas ter enrustida uma queda pelo lado competitivo. Ela pode correr para perder ou manter o peso corporal e encaixar-se no grupo dos competitivos, dos apaixonados, dos turistas/ exibicionistas. Pode ser competitiva, mas ao mesmo tempo ser muito apaixonada e/ou exibicionista. Pode até ser uma apaixonada, porém com inclinação mais para turista do que para competitiva.

E você leitor, em qual ou quais deles se encaixa?

Fonte: www.ativo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Me reconheci uma apaixonada que de vez em quando gosta de competir um pouquinho!!

E se for viajando, melhor ainda! Entao sou meio turista da corrida também...

Andreia