Quem sou eu

terça-feira, 19 de junho de 2012

Contra Inflamações




Os processos inflamatórios ocorrem quando o corpo deseja se proteger de agentes externos. A partir do momento em que se tornam crônicos, podem dar origem a doenças cardíacas, obesidade, artrite ou até mesmo câncer. Uma alimentação balanceada e rica em propriedades anti-inflamatórias é capaz de lhe ajudar a prevenir tais problemas.


Uma alimentação que não está baseada na ingestão de alimentos saudáveis favorece o surgimento da inflamação e prejudica o sistema imunológico. Fuja de pães, refrigerantes, batata frita, bolos, biscoitos refinados, trigo branco, farinha integral, carnes gordurosas e alimentos ricos em gordura trans.


Algumas substâncias têm capacidade de diminuir o stress oxidativo ou de aumentar a secreção de alguns hormônios que inibem e/ou bloqueiam a ação inflamatória para reparar uma lesão. Além de prevenir doenças crônicas, fazer as escolhas certas reduzirá a gordura corporal, protegerá a flora intestinal e diminuirá o colesterol depositado nas artérias. Estudos recentes mostram que os probióticos – presentes nos leites fermentados e iogurtes – agem para o equilíbrio intestinal ao inibir a produção de substâncias inflamatórias.


Confira uma seleção de alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias em sua composição:


* Peixes de água fria (salmão, atum, bacalhau): ricos em ômega 3, que possui ação antioxidante. Consuma pelo menos 2 vezes por semana, mas prefira grelhados, assados ou cozidos.
* Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, linhaça): possuem gorduras que formam o ômega 3. Adicione a saladas verdes ou frutas.
* Azeite de oliva: a presença de compostos fenólicos garante a sua ação anti-inflamatória. Para obter melhores resultados, utilize-o diariamente.
* Chá verde: consuma com moderação, no máximo 3 xícaras por dia, por causa da presença da cafeína, que pode alterar o humor, causar insônia e dores de cabeça.
* Abacate: rico em gorduras saudáveis, que auxiliam no combate às inflamações. Consuma-o em sucos, saladas ou in natura com mel e limão.
* Soja: contém propriedades antioxidantes que são poderosas no combate aos radicais livres. Se não quiser consumir o próprio grão, escolha os derivados (leite e queijo tofu).


Fonte: site www.wrun.terra.com.br

Nenhum comentário: