Quem sou eu

sábado, 30 de junho de 2012

Cereal do Bem



Cereal milagroso, grano madre e grano de ouro são alguns dos adjetivos da Chenopodium quinoa, o nome científico da quinoa. Nativa dos Andes, a quinoa (ou quínua) é cultivada entre 3.800 m e 5.000 m acima do nível do mar, especialmente na Bolívia, no Peru, no Equador e no México, tem folhas grossas e, por sua fácil adaptação em solos mais pobres, chegou a ser considerado o "alimento perfeito" pela Organização das Nações Unidas (ONU). A porcentagem de proteína varia a partir de 12%, dependendo do solo em que a semente for cultivada. Ela é encontrada na forma de grãos, farinha ou flocos.

Estudos afirmam que seu valor protéico só pode ser comparado ao do leite materno, deixando para trás alimentos como a carne, os ovos e o peixe (mas isso não significa que devemos passar a comer apenas o cereal!! Lembre-se que os alimentos sempre se complementam em suas características). O pseudocereal, como é classificado, é riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e o aprendizado. 

Boa fonte de fibras e com baixo teor de colesterol, o grão também não faz feio no quesito vitaminas: A, B6, B1, C e E, além de ferro, fósforo, magnésio e cálcio.

Além disso, a quinoa é uma fonte poderosa de fitoestrógenos, substâncias que auxiliam na prevenção do câncer de mama e afastam o risco de osteoporose, pois ajudam na absorção do cálcio dos alimentos.

Em grãos, pode ser preparada como o arroz. A farinha substitui tanto o trigo como a aveia e é usada em massas, pães e biscoitos. O floco geralmente entra no preparo de saladas e de cereais matinais.



Ação nos Músculos e Queima Calórica
Combinar o consumo da quinua, boa alternativa para quem não come carne, com alimentação equilibrada e treinamento de força é o segredo para manter e até aumentar o volume dos músculos. A ingestão da quinua, alimento de alto valor protéico, potencializa a manutenção e o aumento da massa magra. Ou seja, a gordura dá lugar aos músculos. O grão sozinho não ajudar a ganhar músculos, pois isso depende de um treino especializado e uma dieta equilibrada para esse fim. 

A alta concentração de vitaminas do complexo B também contribui para elevar a produção de energia do corpo e a tonicidade dos músculos. Tudo ocorre de forma mais otimizada no organismo.  

Dessa maneira, com o maior volume dos músculos e a produção de energia mais eficiente, o metabolismo humano fica mais acelerado, fazendo com que o gasto calórico seja maior.



Outras Propriedades
Além de boa fonte de proteína e vitaminas do complexo B, a quinua é considerada um carboidrato de baixo índice glicêmico. Para um bom desempenho físico, deve-se priorizar a ingestão de carboidratos de baixo IG antes da corrida, pois quanto menor a velocidade de absorção do carboidrato, menor é a elevação da glicemia após a refeição. 

O grão também é rico em ômega 3 e 6, consideradas gorduras do bem que não permitem que as gorduras que fazem mal grudem nas artérias. Para completar, há boas quantidades de fibras e minerais (zinco, potássio, magnésio, ferro e fósforo). A quinua não contém glúten.


Encontre o produto
A quinua está disponível em mercados, supermercados e lojas de produtos naturais em grãos, flocos e farinha. 


Fonte: sites www.o2porminuto.uol.com.br e www.webrun.com.br

Nenhum comentário: