Quem sou eu

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Carboidrato natural ou não



Praticar corrida envolve fazer escolhas. Correr 5 km ou 10 km? Treinar na chuva ou ir para a esteira? Comer pão branco ou usar um gel durante a prova ou treino? Essa última questão já tem uma resposta: o que você achar mais prático!
 
Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition comparou a eficiência dos repositores de energia em sache comparados a alimentos naturais ricos em carboidrato. Foram observadas as reações metabólicas, gastrointestinais e o desempenho de atletas que utilizaram os dois métodos e, ao final, constatou-se que não há diferenças significativas entre os resultados.
 
Sendo assim, cabe a você escolher como deseja repor seus carboidratos durante os treinos e provas, desde que não se esqueça de ingerir alguma fonte de energia. O corpo tem "autonomia" de glicogênio livre para ser consumido durante a atividade física, de apenas 30 a 40 mins. Depois disso, naturalmente inverte-se o processo de queima e ela passa a ser prioritariamente de massa magra ao invés de gordura. Daí a enorme importância de continuar fornecendo combustível ao corpo durante o treino ou prova.

A melhor maneira de ingerir o carboidrato é 1 hora antes da atividade e a cada 30-40 mins de corrida, quando o tempo em ação ultrapassar uma hora de duração.

Antes de começar o treino, dê preferência ao carboidrato natural, consumindo pães e torradas, de preferência integrais, macarrão, arroz e batatas e combinando com frutas, que fornecem ainda mais vitaminas e nutrientes essenciais ao organismo.

Durante o treino longo ou prova, opte pelo carboidrato em gel, acondicionado em saches de fácil manuseio. As composições mais comuns no mercado são, basicamente, repositoras de carboidrato. Porém, com o avanço tecnológico, dependendo da marca do gel, existem saches que, além do carboidrato, fornecem eletrólitos - sais minerais como sódio e potássio, eliminados na corrida pelo suor. Existem ainda os que possuem, além de eletrólitos, os BCAAs, o que pode retardar a fadiga, melhorando ainda mais o desempenho. Os geis mais consumidos variam de 40 a 160 calorias, dependendo da quantidade dentro da embalagem.

Existem várias marcas de
carboidrato em gel, este
é um exemplo de marca
Existem várias marcas de
carboidrato em gel, este
é um exemplo de marca
















Fonte: site www.wrun.terra.com.br e www.o2porminuto.uol.vom.br

Nenhum comentário: