Quem sou eu

terça-feira, 17 de julho de 2012

Joelhos de Corredoras



Mais importante que buscar bons resultados nas corridas, realizar um treinamento seguro, que respeite as particularidades do corpo, é fundamental para ter longevidade no esporte, minimizando os riscos de lesões. Tanto homens quanto mulheres devem seguir essa regra, mas alguns diferenciais da anatomia feminina aumentam ainda mais a necessidade de proteção para elas.

O joelho é uma área que merece atenção especial. As mulheres devem ter maiores cuidados com eles devido a uma diferença anatômica estrutural por conta do formato do quadril, que é mais largo. Nas mulheres, o ângulo entre o quadril, joelho e tornozelo é geralmente mais aberto do que nos homens. Ou seja, ela tende a ter os joelhos em formato de "X", o que leva a desvios durante as passadas.

Principais lesões

As lesões mais comuns entre as Corredoras são:

- Tendinite Patelar (inflamação do tendão logo abaixo da patela)
- Artrose (desgaste das articulações causado pela prática excessiva ou errada da corrida)
- Condromalácea Fêmoro-patelar (atrito entre a patela e o fêmur, que se manifesta como dor na região da frente do joelho)
- Lesões do menisco medial (estrutura amortecedora que fica entre o fêmur e a tíbia e pode ser lesada por torção do joelho ou por excesso de carga e treinamento)

Previna-se

Para não sofrer com essas lesões, além de uma avaliação ortopédica adequada, as Corredoras devem tomar duas medidas essenciais: a realização de alongamentos e, principalmente, de fortalecimento dos músculos da coxa – anterior, lateral e adutor – são fundamentais na prevenção desses problemas. Na maioria dos casos as dores começam aos poucos e, por isso, as mulheres deixam de reportar aos seus treinadores, o que é extremamente prejudicial. Às vezes, quando a lesão ainda está em um estágio inicial, apenas um tratamento paralelo pode ser suficiente para que o problema não se agrave e as dores desapareçam.

No entanto, em alguns casos, não há como escapar, e os treinos devem ser interrompidos por alguns meses. Para voltar à rotina de treinos após a lesão no joelho, é importante respeitar as cargas e voltar paulatinamente. Se estava correndo fácil provas de 10km, talvez seja a hora de readequar objetivos para distâncias menores.

Fonte: www.wrun.terra.com.br

Nenhum comentário: