Quem sou eu

domingo, 15 de julho de 2012

Para Exaurir e Melhorar


Caminhar, pedalar, nadar e correr estão entre as modalidades mais conhecidas e praticadas pela população em geral de forma duradoura e sem mudança de intensidade: é o treinamento aeróbico, na qual se mantém um tempo considerável de exercício em um mesmo ritmo.
Mas além do aeróbico, podemos realizar todos esses esportes em treinos intervalados, ou anaeróbicos. Esse tipo de treino consiste em mudanças periódicas na intensidade (aumentando-se a velocidade da corrida ou subindo ladeiras, por exemplo). É o treino de tiro, de pista, que muitos corredores amam e tantos outros detestam. Na maioria das vezes é exaustivo, mas necessário para treinar o corpo em velocidades maiores e, consequentemente, baixar os tempos em qualquer distância.
Quem não tem esse objetivo, em especial os que querem apenas “queimar gordura”, tende a permanecer nos treinos contínuos, pois acredita-se que a metabolização dos lipídios (queima de gordura) ocorre em intensidade mais baixa. Entretanto, pesquisas recentes já têm mostrado que isso pode não ser totalmente verdadeiro e a gordura pode ser queimada em intensidades mais altas.
Treinos mais intensos também podem promover adaptações metabólicas de forma mais eficiente e ainda aumentar o metabolismo pós-exercício (você continua gastando calorias mesmo depois de terminada a corrida), o que também é importante para quem quer emagrecer. 
Independentemente se o seu objetivo é baixar tempo, melhorar a saúde ou perder massa de gordura, os treinos intervalados são importantes e eficientes, além de serem aliados de quem não tem muito tempo disponível. Portanto, adote-os em sua rotina. Quem ainda só corre em baixas ou moderadas intensidades, não faça mais do que um intervalado por semana. É preciso tempo para o corpo se adaptar.
Não tenha medo de um treino exaustivo, a sensação de dever cumprido depois dos tiros de velocidade é ainda maior!
Fonte: www.jornaldacorrida.com.br

Nenhum comentário: