Quem sou eu

sábado, 22 de janeiro de 2011

Bons tênis valem o investimento

Freqüentemente as pessoas me perguntam sobre tênis então vou listar aqui os aprendizados que tenho e adquiri lendo, falando com quem entende do assunto ou em função de alguns problemas que tive.

1. Não vou ficar citando aqui as marcas que NÃO são boas. Mas qualquer coisa que NÃO seja ASICS ou MIZUNO, esqueça, se seu objetivo é mesmo a corrida. Essas outras marcas são para tênis esportivos, para caminhada ou até uma corridinha leve e eventual. Se você quer mesmo gastar tempo e energia nas corridas, não se esqueça: ASICS ou MIZUNO.

2. Eu particularmente prefiro ASICS, sou apaixonada por seus tênis e filosofia (como curiosidade, ASICS é uma sigla derivada da frase em latim "Anima Sana in Corpore Sano" que significa "Uma mente sã em um corpo são").

3. Dos modelos de ASICS posso falar com propriedade pois tenho alguns vários pares, de modelos diferentes. Recomendo prá você:
   (1) KAYANO
   (2) NIMBUS: a melhor relação custo-benefício dentre eles
   (3) KINSEI: o top da ASICS, consequentemente, o mais caro deles. Mas vale cada real investido!

4. Se tiver a oportunidade de comprar fora do Brasil, melhor! Em média essas marcas e modelos custam de 2 a 3 vezes menos que aqui. A diferença de preço é assustadora.

5. Mas cuidado quando for comprar ou encomendar um tênis para um amigo que vai viajar para o exterior: o número de um NIKE é diferente de um mesmo número ASICS. Exemplo: um 7,5 NIKE é maior que um 7,5 ASICS. Então não adianta olhar o número do seu melhor tênis NIKE (ou outra marca) e comprar o mesmo número ASICS. Como resolver então? Compre ou encomende sempre pelo tamanho em centímetros. Essa informação existe na lingueta interna do seu tênis atual. Aí não tem erro.

6. Dica super importante: seu tênis de corrida deve ser 1 número maior que seus outros tênis e calçados. Devido aos milhares de microtraumas que suas unhas dos pés sofrerão em seus treinos, é importante que haja uma folga para minimizar essas pequenas pancadas. Suas unhas dos pés agradecerão!

7. Use meias próprias para corredores. Elas absorvem muito bem a umidade interna e minimizam o risco de micoses, enfraquecimento das unhas, etc. As da Track & Field são as melhores.

8. Uma experiência pessoal... Dois meses após aumentar consideravelmente o volume de treino em 2010, comecei a apresentar durante a corrida na esteira, uma forte dor na sola dos pés. Corri com essa dor durante 4 dias. Procurei então um dos professores de Educação Física da academia que freqüento e falei da minha dor. Ele diagnosticou como, provavelmente, sendo Fascite Plantar, uma inflamação decorrente de microtraumatismos repetitivos na origem da fáscia plantar (sola dos pés). Se não tratada, pode evoluir rapidamente e exigir até intervenção cirúrgica. Ele me recomendou imediatamente trocar meu tênis que já tinha uns 3 anos de uso e era de uma marca bastante conhecida mas nada recomendada para corredores. No dia seguinte comprei o ASICS NIMBUS. Acreditem: neste mesmo dia corri 8 km na esteira e nunca mais soube que dor era aquela.

9. Tênis tem vida útil! Em média preservam de forma intacta a camada de gel, até rodarem 700 a 800 km. Então o timing de troca será determinado pelo seu volume de treino. Se você corre, em média 30 km por semana, seu tênis deve ser trocado mais ou menos a cada 7 meses. Claro que a coisa não é tão matemática assim, mas não deixe passar muito mais que esses 800 km, pela sua saúde!

10. É super importante ter pelo menos 2 pares de bons tênis. Em geral, esses tênis levam cerca de 24 horas para "reassentar" a camada de gel. Então é bom dar um tempo ao seu tênis e alterná-los em dias consecutivos de treino.

Olha, eu achava que tênis era praticamente tudo igual e que essa história de ter tênis mais específico para corrida era apenas estratégia de marketing e fazia diferença mesmo para atletas profissionais. Não é assim!!! Eles valem sim o investimento, eu garanto!

7 comentários:

Moacir disse...

Muito boas as dicas de tênis. Tenho um Mizuno Wave Creation 11. Tô bem servido então ? Já dá prá começar, né ?

Rivis disse...

Esse Mizuno é muito bom! Liberado prá começar!
Me conta dos seus treinos! Mas não exagera por enquanto... te conheço! Vai na boa!

Ruy Barbosa Jr disse...

Os tenis da Asics tem também a minha preferência. Em setembro deste ano estive em SP e fui conhecer a loja conceito da Asics que fica na Oscar Freire. Fiz um teste de pisada superhipermegaMODERNOplus na loja e saí de lá com a indicação e aquisição de do DS trainer 16 que é o que tenho usado nas minhas últimas provas. Coincidentemente meus tempos estão despencando... deve ser por causa do tênis!
Brincadeira a parte, tive uma adaptação perfeita ao tenis e já vou comprar outro...

Raquel Carvalho disse...

Olá, achei seu blog, achei muito interessante falar sobre os tenis, eu calço 34, tenho tenis mizuno 34 e veste muito bem, comprei o asics noosa, o 34 deles é extremamente apertado, li no seu blog, que para corrida deve comprar um numero maior, nossa o asics é muito pequeno em relação as outras marcas, obrigada

JULIANO disse...

eu comprei o Kinsey... adorei, porém ele começou a abriu um pequenos rasgo devido aos furinhos dele... achei que fosse mais resitente... MAS ELE É ÓTIMO MESMO... agora vou comprar o Ninbus e sentir se há diferença.
obrigado
Juliano

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas ;) e sugestões!

Anônimo disse...

Comprei o Quantum 180 2, a forma dele é menor em relação as outras marcas.

Calço 41 em todas as marcas, aí te faço uma pergunta: sempre quando for comprar um Asics pela internet, devo comprar um número a mais, ou seja 42?!