Quem sou eu

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Corrida para Iniciantes 2

Vamos continuar nossa sessão para aqueles que vão mesmo começar a correr!

Eu recomendo que você faça uma avaliação física completa numa clínica, academia, clube ou em algum outro lugar indicado por um médico clínico geral ou cardiologista. Tenho uma amiga que descobriu um problema de saúde em uma dessas avaliações de academia.
Resultado? Ela nunca poderia correr longas distâncias. Mas estava se preparando para uma meia-maratona (21.097 km)... um perigo.

Faça alongamento antes e depois da corrida! Eu tive uma fase de não investir tempo nisso, achava que não dava para "perder" 10 mins antes e 10 mins depois da corrida no alongamento.
Resultado? Comecei com dores fortes na lombar e encurtamento muscular. Voltei a investir nesses 20 mins de alongamento + aulas de 30 mins de alongamento aos sábados na academia e as dores diminuíram muito.

Tenha um bom frequencímetro para acompanhar seu tempo de corrida e, principalmente, seu nível de batimento cardíaco. Em outro post, vou falar um dia desses sobre os limites de batimentos cardíacos que devemos nos concentrar. Tem um cálculo simples para se fazer e recentemente pesquisadores descobriram que o cálculo deve ser diferente para homens e mulheres.
Boas marcas: Polar, Timex e Nike

Agora vamos à sugestão de treino! Lembre-se que se você estiver mesmo começando uma atividade física aeróbica, você começou pelas caminhadas do meu post anterior.

Agora, na 7ª semana, você vai alternar caminhada com corrida. Assim:

7ª semana: caminhe 4 mins e corra 1 min alternadamente até completar 30 mins
8ª semana: caminhe 4 mins e corra 2 mins alternadamente completando 30 mins
9ª semana: caminhe 3 mins e corra 4 mins alternadamente até completar 30 mins
10ª semana: caminhe 1 min e corra 5 mins alternadamente até completar 30 mins
11ª semana: caminhe 2 mins e corra 7 mins alternadamente até completar 30 mins 
12ª semana: caminhe 5 mins corra 10 mins e caminhe 5 mins
13ª semana: caminhe 5 mins, corra 15 mins e caminhe 5 mins
14ª semana: caminhe 5 mins, corra 20 mins e caminhe 5 mins
15ª semana: caminhe 5 mins, corra 25 mins e caminhe 5 mins
16ª semana: caminhe 5 mins, corra 30 mins e caminhe 5 mins.

Veja só: após esses primeiros 4 meses de treinos,muito provavelmente você estará correndo de 4 a 5 km em 30 mins (a quilometragem exata vai depender da sua velocidade nos treinos mas não fugirá muito desse range).

É importante que você treine 3 vezes por semana deixando um dia de descanso entre um treino e outro.

À medida em que se aumenta o volume de treino, a chance de lesões aumenta também. Por isso é importante que haja um trabalho complementar de fortalecimento muscular (musculação sim!). Isso vai melhorar substancialmente seu desempenho na corrida. Não deixe a corrida te tirar da corrida!

Concentre-se nas suas passadas e respiração durante a corrida. As passadas devem ser largas e a respiração consciente. Inspire pelo nariz, expire pela boca expulsando todo o ar para recomeçar o processo.

Tenha paciência e disciplina pois o começo não é fácil!

Mas não diga que não gosta de correr se você nunca correu ou se correu tão pouco que nem se deu ao luxo de começar a liberar a serotonina no organismo! Lembre-se daquele nosso papo de serotonina no meu post "Me apresentando..."!

Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores.

Bons treinos! Estou aqui na maior torcida!

11 comentários:

Marcos Maumesso disse...

VOu confessar, não era de ficar lendo muito sobre artigos fitness, uma vez ou outra pegava uma Mens Health e dava uma breve passada de olho, mas meu, esse seu blog ta viciante, falei pra você hoje né! É pura verdade Rivs, quero ver o post sobre alimentação e frequência ideal, estou ainda perdidão nesses issues! hehehe

NOTA 10......

bjbjbj

Rivis disse...

Marquito,
seus comments são empolgantes e motivadores!
Deixa comigo que vou postar infos desses temas sugeridos por vc!
Siga firme nessa paixão!
Bjo!

Marcos Maumesso disse...

Noosssssa! Hoje foram 9KM......... nem eu acreditei, acho que cada hora que ia desistir pensava: TENHO Q DEIXAR MINHA PERSONAL ORGULHOSA! hahahaha

Seu incentivo que me empolga, essa é a real!

Beijos MIL

Rivis disse...

Obrigada por me promover a sua personal!
Mas não se esqueça da musculação, peça o professor da academia pra reavaliar sua ficha e checar se ela condiz com alguém que está evoluindo tanto quanto você... afinal 9 km de cara é pra poucos!
Bjo!

Unknown disse...

Oi Ri, entrei hj pela primeira vez e gostei muitooo do que li, curti muito caminhada para iniciantes, afinal td tem um começo... valeu!! Beijosss

Rivis disse...

Oi Manu!
Que bom te encontrar de seguidora do meu blog e mais legal ainda ter gostado das dicas de caminhada + corrida!
Você ainda vai em corridas comigo e Denise, quer apostar?
Bjo!

Anônimo disse...

Rivis,
Quais sao os exercicios de musculacao mais recomendados para quem corre maiores distancias (10K, meia-maratona)?
bjos!
Bernardo

Dani disse...

Rivis, estou nessa fase de começar a correr, depois de anos de caminhadas leves e ocasionais. Percebo que o mais difícil é ultrapassar a marca dos 15 minutos. Olho no relógio, acho que estou morta, que não vou atingir minha meta daquele dia (atualmente em 35 min)... mas depois eu me animo e a coisa anda (ou corre...rsrs)! Serão as serotoninas? Certamente o blog tem sido muito animador também! BJs Dani

Rivania disse...

Be,
sua pergunta é excelente!
Prá te responder, falei com o prof. Educ. Física da academia. Prá esse volume de km, tem que ter exercício / aparelho para:
1. Extensor de Lombar (Stiff)
2. Flexor (Seated Leg Curl)
3. Extensor (Leg Extension)
4. Adutor (Hip Adduction)
5. Abdutor (Hip Abduction)
6. Panturrilha
7. Abdominal
8. Bíceps e Tríceps

Para estas distâncias, deve-se variar sessões de força (trabalho de hipertrofia: mais peso, menos repetições - 3x10) e sessões de resistência (menos peso, mais repetições - 3x15).
Esses treinos garantem o que eles chamam de Segurança Articular.
E tem que alongar e alongar!

Suas perguntas me ajudam a enriquecer o blog e me enchem de idéias! Obrigada!
Beijos,
Ri

Rivania disse...

Dani,
olha aí! Você descobriu o timing da sua curva de inflexão (comentário bem Engenheiro esse, hein?!!).
Sim! Provavelmente em torno de 15 mins de corrida você intensifica o nível de serotonina no seu organismo e aumenta sua sensação de prazer!
PARABÉNS por se permitir ultrapassar a barreira dos 15 mins!
Continue firme pois correr 3 ou 4 vezes por semana aumentará ainda mais essa sensação de bem estar e te ajudará na dança também!
Um beijo!

Unknown disse...

Se Deus quiser vamos sim!! Deixa eu caminhar primeiro!! beijoss